UTI da Auto-estima

A UTI da Auto-estima

Há alguns dias recebi alguns emails pedindo uma ajuda para começar emagrecer. Começar não é tão difícil né? Digo, naquelas primeiras horas ou dias em que sua disposição está a 1000, mas depois, passado o primeiro instante, quando o fogo na palha apaga... ai,,como é difícil!

Bom,escrevendo para estas pessoas, descobri ou conclui que o que nos deixa no pique é nossa auto-estima mesmo. Mas como mantê-la subindo ou no nível necessário para o emagrecimento andar?

Em situações emergenciais, quando o paciente se encontra em estado terminal e a coisa desanda de vez não tendo mais conserto o negócio é mandar para UTI não é? Então vamos para UTI da Auto Estima.

Primeiro: Estabilizar Sinais Vitais
Você tem que sentir bem com você, independente de tudo que te cerca. Entre no quarto, coloque as crianças para fora e se olhe no espelho. Sim, olhe. Está de havaianas (aquela velhinha que você já remendou com o grampo de cabelo?) O cabelo não vê escova a quantos dias? A camisola está no
corpo? Ou ainda está com a camiseta furada da última eleição (ótima para dormir, mas um excelente pano de chão também!). Bom, como diria a turma do Fly (www.flylady.net): vestida, calçada e penteada. A roupa que você vai por é aquela que vai te valorizar mais. Uma roupa legal, não precisa ser chique, mas que você se sinta confortável e feliz. Penteie o Cabelo, calce um sapato, coloque um brinco e passe um batom. Estabilizou os sinais vitais? Sente-se no mínimo ajeitada? Saiu aquela cara de chulé? rsrsrs

Segundo: Reverter quadro Clínico Emergencial
Depois de estabilizar o paciente, começa-se a tratar das patologias que levaram para a UTI. Da mais urgente e viável para menos graves e inviáveis. O que é urgente e viável, dentro do seu quarto ainda, é seu guarda roupa. Não precisa contratar uma Personal Stylist para se vestir legal. Olhe para
seu guarda roupa e separe a roupa em 4 montes:

1-as roupas que te servem e você se sente linda e bem,

2-as roupas que não te servem (largas demais),

3- as roupas que não te servem (justas demais)

4-as roupas não te servem e você se sentia linda e bem e

5-as roupas que te servem, mas te deixam horrorosas.

Bom, nem preciso dizer que as roupas que te servem e te deixam linda (monte nº1) voltam para o guarda roupa, né? As que te servem e te deixam horrorosas (monte nº5), junto com as que não te
servem porque já estão grandes (monte nº2) vão para doação. Ou o mais longe possível da vista. Esqueça que ela existem. Até conseguir doar as minhas, enfiei tudo em um saco preto de 100 litros, mas isso durou apenas 4 dias. As que ainda não te servem porque estão pequenas (monte nº3), eu guardaria num cantinho do guarda roupa, mas não deixaria tão a vista. Isso se, elas ainda estiverem na moda até o fim do seu emagrecimento. Há controvérsias neste ponto. Tem gente que gosta de comprar roupa menor para entrar depois. Eu não gosto. Acho desistimulante.

Sapatos: a mesma coisa: sapato que te envelhece, está feio, sujo, furado... FORA!rsrs Fique somente com o que te agrada e combina com suas roupas.

BIJOUS: idem!!

Nem que de tudo isso sobre 4 mudas de roupa, ainda é melhor do que ter um guarda roupa cheio de coisas que te deixam mais para baixo.

Terceiro: reverter Patologias Curto Prazo.
Este curto prazo são coisas que se pode fazer durante um dia mesmo ou marcar para o dia seguinte. Saindo do quarto, com seu guarda roupa remodelado (não falei em comprar nada hein? Só em arrumar), parada no Salão de Beleza. Algumas pessoas gostam de se arrumar em casa, mas eu acho que é um mimo que vale a pena de vez em quando. O mínimo necessário no salão de beleza é:

Pedicure,
Manicure e
Sombracelha (buço, se vier ao caso).

Não tem como você se sentir renovada se fizer este mínimo. Parece que emagreço 3 quilos quando saio do salão!srs. Se você está melhor "provida" financeiramente, faça “funilaria e pintura” completa: cabelo, tintura, hidratação, depilação (de virilha sim!), sobrancelha, pé e mão!. Sair do salão com uma roupinha legal, mãozinha bem pintada e cheirando a spray de cabelo... gente, pensa bem? que mulher que não se sente melhor?

Quarto: Manutenção do Paciente e Cuidados Gerais:
Estabilizado seu paciente, revertendendo quadro cínico, vamos começar os cuidados gerais e manutenção. Então, a partir de agora é levantar de manhã, se olhar no espelho, colocar aquela roupinha legal, sapato no pé, escovar os cabelos e dizer: OK, É ASSIM QUE "ESTOU"HOJE, MAS O QUE EU FAÇO HOJE PARA FICAR COMO EU QUERO????

Comece relacionar as coisas mais fáceis: comer uma fruta, uma hora de caminhada, 2 litros de ´água por dia etc... Vá acrescentando coisas devagar e dentro do seus limites.

Mas não descuide do seu "paciente". Se você não cuida o tempo todo dele ele volta para UTI em quadro crítico. Então temos que começar tudo de novo. O sucesso do tratamento está na manutenção do paciente.

OK meninas? Vamos tirar nossa auto estima do Quadro Crítico?

Beijinhos

2 comentários:

  1. Olá...
    Muito bom este post...Isso é o minimo para que a gente possa se manter em pé...Eu ja passei por um quadro bem critico que não vou nem comentar os detalhes, pois até hoje eu nunca entendi como cheguei naquele ponto...Mas graças a Deus que passou...De qualquer forma, suas informações foram muito uteis, pra que eu nunca recaia...

    ResponderExcluir
  2. Conheci vc e seu blog através da Fernanda Reali... estou aqui desde às 6:00 da tarde te lendo... ainda falta um pouco. Este seu resumo de UTI é ótimo, muito bom mesmo!
    Estou feliz em te ler... estou nesta fase...
    Paz e Luz em teu coração
    Bjcas
    Graça

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.