Sobre Mim




Sim, fui uma criança obesa. Me chamaram de "gorda-baleia-saco de areia". Comia 3 pratos de
macarronada no domingo e a família achava lindo! Um Chokito toda noite como indulgência pelo
happy hour do meu pai. Sonho de doce de leite no recreio depois de uma fatia de pizza de mussarela para compensar o fato de ter que levantar ainda escuro para ir para escola.

Aos 8 anos, com todo meu peso (sabe Deus qual era), me tornei ginasta. Ginástica Rítmica. Aos 11, era uma linda adolescente magra de 63 quilos.

Durante um desfile na minha cidade - 1987
E assim fui, até meu 17 anos quando engordei 10 quilos (fui para 73kg) e me enfiei pela primeira vez nas anfetaminas da vida.

Emagreci até os 58kg em 3 meses e me tornei de novo uma jovem linda,com pinta de modelo. Nem sei como parava em pé com a medicação quanto mais como fazia as provas. Isso durou apenas 8 meses.

Final de 1988
Conheci meu marido, fui viajar para uma fazenda e engordei 10 quilos em um mes!!! Um record!

Depois disso virei uma sanfona que mais abria que fechava. O peso só subia. Casei com 82 quilos e menos de 8 meses já estava com 90. Comprei minha primeira calça jeans 48 masculina. Foi a primeira vez que decidi emagrecer de maneira saudável com o apoio de grupos de emagrecimento.

Adorei tudo que ouvi, mas de alguma maneira não entrou na cachola. Não entrou porque não queria mudar minha relação com a comida. Sumi do grupo, passei mais uns anos em regime de engorda/emagrece e engravidei em 1997 com 93 quilos. O médico me colocou o maior medo de engordar muito durante a gravidez, mas sai do hospital após o parto do meu filho, com os mesmos 93 quilos. Passei uma gravidez plena e feliz e a comida não foi a coisa mais importante para mim. Enquanto cuidava do meu filho meu peso baixava e isto acendeu uma luz.

Em 1998 voltei para o Grupo de Emagrecimento, fiz um ciclo completo, mas sem grandes resultados. Emagreci um tanto, mas empaquei antes de sair da casa dos 80. Nisso, meu marido foi transferido para uma cidade longe e sem o grupo.

 1º ano do meu filho - 1998

Voltei a encontrar consolo na comida e na cerveja e claro, voltei a engordar. Nos 6 anos que morei longe, fui parar acima 110 quilos. Pouca saúde, falta de tempo para mim, comida pesada, cerveja quase todos os dias.
Madrinha em 2000
O "auge" dos 115kg - fev 2004

Retornei a Londrina em 2005 e com a cirurgia da minha mãe marcada (gastroplastia) resolvi me dar mais uma chance senão também iria operar.  Procurei uma médica e comecei a tomar Sibutramina. Abri meu primeiro Blog Light o "Sessenta65Cinco". Emagreci quase 20 quilos. Não deu 20. Bati no 90.3kg e voltei para trás. Parei de tomar Sibutramina e caí em depressão profunda (não sei se foi profunda, mas para mim foi horrível). Saí disso com muita oração.

Com 93kg - 2006

Mesmo curando várias feridas, não emagrecia. Fiz vários outros tratamentos e meu peso oscilando entre 94 e 110. Não saía disso. Passei num concurso público, ajeitei minha vida, voltei a estudar comprei meu apartamento. Ajeitei vários setores da minha vida profissional e pessoal mas meu peso continuava o mesmo.

Não me sentia bem daquele jeito. Era doente, não dormia bem, tinha dificuldade em caminhar, trabalhar me movimentar, usar o salto que tanto gostava. Não deixava de fazer nada por causa do obesidade, mas mesmo assim ela me atrapalhava; Queria algo a mais para mim.

110 quilos novamente - 2008
Add caption
Alguma coisa começava a mudar. Fiz um check up clínico e de novo me receitaram Sibutramina. Também recebi um encaminhamento para consultar um gastro e ver a possibilidade da gastroplastia.



Neste meio tempo, uma amiga muito querida me presenteou com o livro sobre o mesmo método que já havia frequentado. Também pôs uma grande pilha para eu voltar a blogar. Resolvi me dar outra chance. E assim comecei meu segundo blog light relevante, o "Qualquer Peso".

Trabalhei todos os pontos descritos no livro, um por um, sem grandes cobranças e celebrando cada conquista.

26 de janeiro de 2009 

Em  26/01/10 estou 35 quilos mais magra. Quebrei a barreira dos 90, dos 80 e cheguei a 72 quilos. 





Mas (sempre tem uma mas) esta história ainda não acabou...

Bom, como o emagrecimento não aconteceu efetivamente na minha cabeça, assim que tive alguns problemas mais sérios, meu peso voltou a subir. Demorei admitir que precisava de ajuda especializada e só admiti meu principal transtorno alimentar (Compulsão) quando estava com mais de 100 quilos novamente.

Durante um ano de terapia não emagreci quase nada. Nunca baixei de 100. Haviam muitas e muitas coisas pendentes para serem resolvidas antes do emagrecimento. É como organizar um armário, ou uma gaveta. Precisa-se de tempo. 

Terapia também pode ser um tricô rsrsrs
Finalmente em março ou abril de 2012 resolvi tomar uma atitude sobre a única coisa que ainda me incomodava: meu peso. Não importava o método, apenas o resultado. Por isso procurei novamente a cirurgia bariátrica.

Procurei um gastro, li muito sobre o assunto, conversei com amigas gastroplastizadas, fiz todos os exames e consultas e entrei com o pedido no plano de saúde. Ele negou alegando a única coisa que poderia: o tempo de carência que teria ainda um ano e um mês para acabar.

Voltei para casa, juntei os cacos e decidi por um caminho velho conhecido: alimentação saudável e atividade física. Dizem que o caminho sempre é o mesmo, que muda é o caminhante. E o caminhante mudou. 

Mas este é um momento delicado. É uma linha tênue que te separa o "eu quero fazer" do "eu decidi fazer". Para isso, decidi emagrecer  incorporando o máximo possível a alimentação saudável e a atividade física na minha vida. Ou seja, mudar radicalmente de vida.

Neste momento, entra nesta história a Rô e sua consultoria motivacional. Na primeira semana com ela, engordei 1 quilo rsrs (pura culpa minha!). Vi que era "ou vai, ou racha!" 

Então no dia 05 de maio de 2012, saindo da terapia, parei na academia que fica (pasmem!) a 300m de casa. Fiz minha matrícula e a noite minha inscrição na primeira prova de rua: no dia 27 de maio participaria da Caminhada do "Correr e Caminhar para Viver Bem" (nome bem propício né?). Neste dia, eu tomei a decisão mais louca, mais radical, mais propícia da minha vida: eu me tornaria uma corredora.

Acho que vários queixos caíram quando ficaram sabendo da minha decisão. A começar pela equipe da academia que deve ter pensado que eu era louca, mas mesmo assim não "colocou areia" no meu desejo. E assim fui eu para meu treinamento. Participei da Caminhada e no dia 01 de julho completei minha primeira prova de 5km: Circuito de Corridas do Sesc - Etapa Londrina





A história ainda continua.Começo este blog com 94 quilos e uns quebrados e com um pouco mais de velocidade. Sei que tudo depende de mim e da minha determinação para chegar de uma vez por todas a um peso saudável e consequentemente uma vida plena.