quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Atitudes mais que necessárias


Ontem eu publiquei esta foto acima no Instagram e no Face falando sobre o meu vício em me pesar. Chamo de vício porque realmente está me fazendo mal. Desde de 2006, quando comecei na blogosfera light, sempre me pesei e depois que comprei uma balança a coisa ficou pior. Só não me pesava mesmo quando tinha certeza da engorda. 

Já se foram 20 quilos e acompanhei grama a grama eles indo embora (com passagem só de ida, por favor). Mas agora a variação de peso está grande, pois além de perder gordura, ganho massa magra. Então o número sobe e desce todos os dias da semana.

Soma-se a isso meu nível de atividade física atual que pode ser considerado muito ativo. Treino corrida 3 vezes na semana e musculação seis vezes (3 de membros superiores e 3 de membros inferiores). o único dia de descanso (mas não de pé na jaca) é domingo e é claro, sem atividade física, o peso vai subir (mesmo comendo a mesma quantidade de calorias).

Eu estava me pesando pelo menos uma vez por dia, de manhã após o banheiro e antes do café da manhã. Algumas outras várias vezes antes de dormir. E quando a ansiedade pela perda de peso fica descontrolada, isso acontecia mais 3 vezes durante o dia. Isso era quase um TOC.

A balança não está escondida onde eu não sei. Eu sei muito bem onde ela está, mas pelo menos não está a minha frente. Imaginem que a primeira coisa que eu via na hora que me levantava, era a balança, do lado da minha cama, esperando para dar a sentença e ditar meu humor do dia.

Meu primeiro desafio é só me pesar no sábado pela amanhã. É um dia bom porque passei a semana em atividade o que me pode garantir alguma diminuição de peso.

Eu tenho que aprender a ter outros tipos de controle, ou melhor ter o controle do que como dentro de mim, e não em um objeto inanimado. Para isso estou procurando melhorar a qualidade da minha alimentação ingerindo menos gorduras e açúcares, equilibrando carboidratos e sódio e aumentando a ingesta de proteínas. Não é fácil.

Comecei a usar um aplicativo chamado Fat Secret que a Milena me apresentou o ano passado e não usava. Aprendi a mexer e estou gostando. Nele registro tudo que é necessário e se estou no limite. Felizmente, mesmo sem contar calorias não tenho errado muito. Só tenho mesmo que tomar cuidado com as quantidades de gordura e aç[ucar como já disse.

Estou as portas de pesar setenta e poucos  quilos e cada dia mais perto de um equilibrio corporal. Preciso trazer este equilibrio para dentro de mim e ver a variação de peso com mais normalidade.

Nenhuma corrida a vista, então vamos malhar e esperar!

4 comentários:

  1. Ficamos obcecadas pela balança, é difícil tirar esse vício, mas é necessário.
    Hoje em dia uso como parâmetro minhas roupas e meu pânceps...ele me denuncia. Melhor coisa é investir nos exercícios para aliviar essa ansiedade ;)
    Vemmm casa dos 70!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Eu também já passei por isto, guria. Que bom que te libertaste !!! Parabéns pelos quilos eliminados. Persistindo na tua meta, tu vais chegar lá, no peso ideal pra ti. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou aloka da balança. Peso todos os dias (de 1 a 3 vezes). Só não peso nos dias posteriores a jacadas. Tenho medo... rs

    ResponderExcluir
  4. Eu sou aloka da balança. Peso todos os dias (de 1 a 3 vezes). Só não peso nos dias posteriores a jacadas. Tenho medo... rs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.