terça-feira, 9 de outubro de 2012

Chia: eu consumo e você?

 Depois da linhaça, da quinoa, do amaranto e de uma infinidade de outras sementinhas, chegou a hora da chia cair de vez no prato dos brasileiros. Ao ser incluída na alimentação, a chia facilita os processos de emagrecimento, ajuda a regular o funcionamento do intestino, a diminuir o colesterol ruim, a fortalecer os ossos e a prevenir o aparecimento dos radicais livres, além de turbinar o corpo com ômega 3, a gordura que faz bem para o coração. Mas antes de exagerar, fique sabendo que a chia é calórica: uma colher de sopa tem 70 calorias, quase o mesmo que uma colher de Nutella. (comparação desnecessária. Quero ver uma colher de Nutella fazer tudo o que a chia faz)

A chia não tem o poder de fazer a gordura sair do corpo, mas pode ajudar bastante aqueles que querem perder uns quilinhos. Por ser uma boa fonte de fibras, ela dá sensação de saciedade por um tempo maior do que os alimentos pobres neste nutriente e, ainda, facilita o trânsito intestinal. “Ao adicionar a chia na alimentação, o processo digestivo torna-se mais demorado, evitando a sensação fome logo após o consumo”, diz a nutricionista Mariana Braga, coordenadora de atendimento da Rede Nutrício, em Belo Horizonte.


 O poderoso grão possui...

· 2 vezes mais potássio do que a banana
· 3 vezes mais ferro do que o espinafre
· 6 vezes mais cálcio do que o leite integral
· 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão
· 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água
· 15 vezes mais magnésio do que o brócolis


Algumas pessoas não consegue consumir chia. Seja pela cor, seja pela sensação de sementes na boca ou pelo "gel" que ela desprende na água. Mas por tudo que foi descrito acima, é válido consumir chia mais como um remédio do que alimento.

Meu marido toma chia na água gelada. Coloca uma colher de sopa em 200ml de água gelada, Espera um minutinho e toma em uma golada. rsrsrs. Eu prefiro colocar na albumina de manhã ou no iogurte. 

Eu tive desconforto gástrico (diarréia) após o uso contínuo da chia. Suspendi o uso até normalizar e diminui a frequência. Agora consumo dia sim dia não.

Prestem atenção quando forem comprar para não ter farelos e resíduos da limpeza. O grão de chia deve estar brilhante, bem formado e sem farelos. Acredito que pelo alto consumo de chia por estes dias, está chegando de tudo no Brasil.

Conseve em um pote fechado em lugar seco.

Era isso.

4 comentários:

  1. Eu utilizo como o seu marido, pois a minha nutricionista recomendou. Os primeiros dias foi difícil, mas agora já me acostumei.
    Beijos,
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho consumido há mais de cinco meses, por orientação da nutri, gosto bastante ... Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não fiz uso não mas agora estou pensando seriamente viu... e ainda mais por ser fonte de tanta coisa necessária principalmente para gente que corre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie! Já virei seguidora.. Ainda tô achando dificil preparar a Chia.. Alguma dica?

    beijos

    Lui

    novaluinoiva.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.