quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Run Etiqueta

Não pretendo ser a Glorinha Khalil das corridas, mas quando a gente tem um espírito de observação (para não dizer crítico) mais apurado, começa a notar alguns pontos que melhorariam muito o convívio entre corredores se as pessoas os levassem em conta.

Na Inscrição:
Quando for se inscrever, procure ler com atenção os horários de largada, distância, retirada do kit. Ou seja, leia o regulamento inteiro. Observe prazos. Provas grandes possuem pelotões conforme o seu ritmo. 

Na retirada do Kit:
Procure chegar cedo, de preferência vá de manhã, leve toda a documentação preenchida e assinada (autorização e termo de responsabilidade). Agilize o máximo o antedimento. Não fure fila! Isso é muito triste. Descubra antecipadamente seu número e observe se você está na fila certa (geralmente são organizadas por números, distâncias, ordem alfabética). Quando chegar a sua vez cumprimente os voluntários que fazem a entrega e entenda que aquilo não é fácil. Cordialidade sempre. Antes de sair do balcão da entrega, confira o nome no número de identificação e se o chip tem alguma identificação sua. Confira o tamanho da sua camiseta. Algumas provas tem um leitor de chip para confirmar se é o seu. Outras não. Agradeça a atenção, saia da fila, mas no local da entrega procure conferir seu kit, veja se está tudo certo e ali. É mais fácil fazer uma reclamação neste momento do que depois.

No dia da prova:
Procure escolher uma roupa legal para o evento. Não é elegante meninas com blusas coladas (peitos pulando para fora dos tops) transparentes, brilhantes, jóias, relógios dourados. Isso tudo vai ficar suado e vc corre o risco de enroscar um brinco grande em alguma coisa e rasgar sua orelha. Meninos sem camisa e UÓ. Shorts muito largos e curtos durante o aquecimento são um perigo também. rsrs

Chegue cedo. Não somente para o aquecimento, mas para estacionar com calma, tirar fotos, rever os amigos. Se precisar usar o banheiro químico, por favor seja o mais asseado possível. aquilo já é horroroso limpo, imaginem como ficam depois de um bando de pessoas que não pensam no próximo. 

Com  o horário da largada chegando, se posicione atrás do pórtico. Pense 4xs antes de decidir pelo melhor lugar de saída. Se o seu ritmo é baixo, não se envergonhe de sair lá atrás. É sempre mais tranquilo, vc corre menos risco de tropeçar em um obstáculo e não é atropelado por ninguém. Algumas pessoas não sabem, mas o seu tempo só começa a contar na hora que vc passa o pórtico, então não interfere se vc sai no começo ou no final.

link


Viu um fotógrafo ou cinegrafista? Abra um sorriso, jogue beijos, dê tchauzinho. Pague mico sim porque vale a pena. Corredor sizudo é de mal com a vida rsrsr

Durante a prova, não cruze de um lado para o outro da pista. Se precisar fazer, olhe muito bem. Fique atento as sirenes da moto,  que podem ser os mais adiantados indo para segunda volta. Vá próximo ao meio fio e deixe passar.  Não corra com MP3 alto, vc pode não perceber alguém mais rápido e acabar esbarrando ou se acidentando.

Água: agradeça os voluntários! Não custa nada falar "Valeu gente!" Seu ritmo não vai cair por isso. Depois de beber, jogue o copo, COM CUIDADO para não acertar ninguém, perto do meio fio. Algumas pessoas só enxaguam a boca e cospem. Por favor, veja se não tem ninguém perto. É feio, mas pior é vc acertar um companheiro de prova. Mesma coisa se vc for tomar aquele banho de copinho para" resfriar o radiador".



Se durante a prova vc ver algum companheiro precisando de ajuda e, se o seu espírito competitivo não for tão grande, ofereça ajuda. Pergunte "tudo bem?" vc pode passar por um posto de fiscalização e avisar que tem alguém com problemas. Já ajudou e nem precisou parar.

Sempre tem pessoas acompanhando as provas e dando força para os corredores. Agradeça, nem que seja com um sorriso ou um sinal com a mão. Se um "valeu" ainda sair, melhor ainda.

Ao cruzar o pórtico, comemore rapidamente de preferência sem parar embaixo dele. Pode ter outra pessoa chegando depois de você. Vá para área de dispersão, pegue uma água, mas não pare de andar (tanto por você, como pela organização). 

Geralmente tem uma fruta lhe aguardando antes da medalha. Você saiu do percurso da prova, então agora você é responsável pelo seu lixo. Não jogue cascas pelo chão, procure jogar o copo no reciclável.

Medalha: com certeza você vai pegar uma fila básica para a medalha. Se pedirem o ticket, já destaque do numeral. A fila anda mais rápido quando somos simpáticos e trocamos idéias. Sempre conheço alguém na fila da medalha. Geralmente o voluntário que entrega medalha vai querer colocá-la no seu pescoço. O mínimo que você pode fazer é agradecer né? Nas minhas poucas provas, as voluntárias foram tão queridas neste momento que a gente se sente até no pódio! rsrsr Não se esqueça de dar uma boa olhada na sua, para ver se não tem nenhum defeito. Depois para trocar é muito mais dificil.

Fotos pós prova. Muitos (quase todos) querem tirar fotos no pódio com amigos. Por favor, seja breve. Nestes tempos de compartilhamento de fotos não precisa tirar uma foto com cada máquina de cada um. Depois sobe todas para o Face, marque os amigos e seja feliz.

São as dicas que me ocorreram neste curto período que participo de provas. Estou pronta para acrescentar mais. Depois vai virar uma aba fixa no blog. Você tem mais alguma dica?



6 comentários:

  1. Como é elegante essa minha amiga!! Nas palavras, na corrida affff...... Bjos lindona

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas, amiga, boas dicas, porque a gente vê cada situação, não é mesmo ?? Beijos mil, obrigada por teu carinho.

    ResponderExcluir
  3. Já anotei tudinho porque detesto gente mal educada e eu quero fazer bonito quando chegar a minha primeira prova.
    Lindo fds.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Amiga, achei fantástico esse post...acho que tu não precisa ser uma "Gloria Khalil" mas um pouco de "elegância e boas maneiras" nas corridas fazem toda a diferença...estava falando com a Ivana, exatamente, sobre isso...Por favor, seja a Valerie Roberto e continue sempre,dando dicas, a samiga agradecem!

    Beijos e uma semana muito elegante e chick pra ti

    ResponderExcluir
  5. Fantástico Valerie, ótimo post!

    Concordo totalmente com todas as dicas. Como dizia o profeta "Gentileza gera gentileza".

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
  6. Oi Val...ótimo Post, infelismente não sou fã de corrida não pra mim mas admiro e muito vocês que o fazem...Bom ve-la determinada e animadona... bjoka

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.