quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A primeira corrida a gente nunca esquece.

Primeira prova que participei correndo em julho de 2012.
Este texto é do site WRun. Vou dar meus pitaquinhos em negrito, tá?

A primeira corrida a gente nunca esquece. Pode ser porque nunca tínhamos sentido aquela emoção de correr junto com outras centenas de pessoas, ou porque o ritmo que alcançamos nas provas é sempre mais rápido que o dos treinos. Mas também pode ser porque, naquele dia, fizemos tudo errado: vestimos os piores tênis, usamos roupas quentes demais, aceleramos muito no começo e não aguentamos até o fim. Ah, se alguém tivesse avisado antes... Para que isso não aconteça com você, nós reunimos as principais dicas do treinador Fábio Ornelas, da assessoria esportiva Race, de São Paulo. 

 Antes da prova:
 1. Treinar com regularidade, seguindo uma planilha específica para cada prova, é um jeito de garantir o sucesso na hora H. Seja disciplinada! Eu não usei na planilha nas duas primeiras provas que participei. Mais andava do que corria, porque não conseguia equilibrar o meu ritmo, Na terceira eu disse: "Chega! "Treinei com planilha e corri os 5km sem quebrar (andar)

 2. Se estiver muito ansiosa, vale fazer o percurso uma ou duas semanas antes. Assim, você já sabe que “é capaz” de completar aquela distância. Essa dica é muito legal. 

 3. Não corra na véspera. Iniciantes ainda não têm condicionamento físico suficiente para se recuperar completamente de um dia para o outro. Mesmo corredores experientes costumam “pegar mais leve” no dia anterior. Conheço ótimos corredores que não correm um dia antes. Além do cansaço, já pensou se vc tem uma lesão antes da prova? Por bobeira?

 4. Faça uma exceção e consuma carboidratos na noite anterior. O “jantar de massas” é tradicional entre maratonistas porque abastece as energias, mas fuja dos molhos pesados como o de quatro queijos. Não sei, prefiro não comer massas além do que como habitualmente. E o medo de indigestão e dormir mal? Quem sabe para correr uma maratona...

 5. No café da manhã, não coma nada com o qual não esteja habituada e evite gorduras. Um pãozinho com queijo branco e peito de peru, acompanhado de um suco natural, é sempre uma boa pedida. Isso é verdade. Nunca invente moda com coisas que não tenha provado antes!

 6. Hidrate-se alguns minutos antes da corrida (de forma que consiga esvaziar a bexiga antes de começar). Lembrem-se das "maravilhas" dos banheiros químicos... ai, ai.

7. Aqueça as pernas, alongando sem forçar as articulações. Normalmente, a organização da prova realiza um alongamento coletivo com música, para animar. Nunca comece uma prova sem algum alongamento um trote, pulinhos. Não se esqueça de aquecer os tornozelos. Já torci OS DOIS na largada de uma prova rsrs

 8. Leve uma mochilinha com roupas para trocar na saída, caso faça frio ou você termine muito suada. 
Bom, aqui cabe saber se vai ter um guarda volume. Não tem como correr com mochilinha né?

 9. Se você costuma ter assaduras nas coxas ou nos mamilos, pelo atrito com a roupa, lambuze a região com vaselina antes de correr, ou cubra com band-aids. 
É verdade.  Principalmente em dias quentes. Já terminei provas que na hora do banho senti onde haviam assaduras. E eram lugares que eu não imaginava que iria machucar..

 10. Chegue cedo para deixar seus pertences no guarda-volumes, ou leve um acompanhante para segurar a mochila e dar aquela força na chegada.

 Durante a corrida 
1. Use protetor solar e/ou boné. 

 2. Nunca use tênis ou meias novas no dia da prova. Aqui vale a máxima da corrida: nunca estreie nada em uma prova. Nem roupa, nem tênis, nem meias. Só para dar o exemplo, ontem fui caminhar com uma camiseta que tinha uma etiqueta longa e barulhenta. Me irritou o tempo todo. Já pensou isso dia de prova?

 3. Não tenha pressa para largar. Em provas com muitas pessoas, normalmente os primeiros minutos são gastos caminhando, até que se consiga ter espaço para correr. Por isso, libere a frente para os mais competitivos.  Para quem ainda não sabe ou não se lembra, o seu tempo só começa a contar quando  vc passa o pórtico. Então ache um lugar que não vai atrapalhar ninguém e não tenha pressa.

 4. Hidrate-se! 
Tome pelo menos meio copo de água no posto de hidratação. Isso se for prova de 5k.

 5. Segure a velocidade nas subidas e também não dispare nas descidas. Assim, você reduz a chance de sofrer lesões e guarda fôlego para o final.
Uma dica que minha amiga e consultora Rosângela me deu é: até o 2,5km você deve segurar o ritmo. Correr sim, mas sem colocar todo esforço possível. Depois disso, é soltar o passo e voar baixo. É sério sobre descidas e subidas. Maneirar é importante.

 Missão cumprida! 
1. Alongue levemente os músculos para “soltar” e acelerar a recuperação. No caso de corridas muito fatigantes, uma massagem é ainda mais indicada. Ai ai,,, massagem? Quem me dera! srsr

 2. Hidrate-se mais um pouco e coma frutas ou um sanduíche. Normalmente, a organização oferece alimentação após a prova, mas não custa garantir o seu lanche na mochila. Eu particularmente não gosto de comer depois da prova. Mas água? Tomo todas! rsrs

 3. Guarde sua medalha! Logo, ela terá outras companheiras na coleção...Antes de guardar, tire foto, morda, mostre para os amigos, poste no Facebook. Morra de orgulho desta conquista. Saiba que apesar do número grande de pessoas que vc vê participando das provas, este número é pequeno se pensarmos na "turminha do sofá"

Temos todo direito de nos sentirmos rainhas!!

11 comentários:

  1. Sabe que eu nunca inventei de correr mas ta dando uma certa "vontadinha"?....rs.. To pensando em deixar a academia, quem sabe não adote a corrida, ou pelo menos umas "trotadas"..kkkk.. bjs lindeza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla eu acho que a musculação e corrida se completam. Conheço algumas pessoas só correm, mas eu acho que a musculação ajuda e muito na resistência e melhora na corrida.

      boa sorte!

      Excluir
  2. Valérie, qual foi seu tempo no seu primeiro 5K sem quebrar?

    ResponderExcluir
  3. Oi Valérie! Estou levantando do sofá aos poucos. Estou em processo de emagrecimento (RA + AF) e tenho caminhado na esteira. Estou alternando caminhada com corrida e simplesmente AMO essa sensação de bem estar e a forma como o corpo/organismo pede mais. Estou pensando em correr na rua tbém, obrigada pelas dicas!
    Abraço
    Keli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Keli! Realmente a sensação de bem estar é maravilhosa. Só que cuidado para não fazer a mais do que o corpo aguenta.
      Boa sorte!

      Excluir
  4. JOsa, sou pangaré. Foi em torno dos 43 minutos.

    ResponderExcluir
  5. Valérie, nem é nada sobre velocidade, é curiosidade mesmo :)

    ResponderExcluir
  6. Olá!!

    Comecei a te seguir a pouco tempo. Te achei no blog da Fernanda Reali...Estou me preparando fisica e mentalmente para participar de uma corrida de 5Km, é o meu sonho!!! Valeu pelas dicas! Ah, amei tbm o post com a oração da dieta...Quase morri de rir...Beijos..

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas e muito bons teus comentários em negrito, amiga ... Temos que ver nossas necessidades e adequar um pouquinho, né ? Se não é adepta a massas, digamos assim, um dia antes, podemos ingerir outro tipo de carboidrato, por exemplo, uma fatia de pão integral ... e outros ajustes, também, devemos ser bem coerentes um dia antes de uma corrida. Nada de exageros nem novidades. Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Adorei teu post. Tentei me lembrar de alguma dica, mas acho que basicamente estão toas aí! Quanto maior a distância da prova, maior o cuidado. Quando é tua próxima competição?

    Bj

    ResponderExcluir
  9. Oi, lindona, adorei as dicas :)
    Ainda não consigo nem correr 5 minutos seguidos, mas um dia eu chego lá. Bj

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.