domingo, 4 de agosto de 2013

Corrida Noturna Unimed 2013 - fui e venci!


Venci! Venci meu desafio pessoal de melhorar meu tempo nos 5K. Depois da minha decepção na Corrida do Sesc passada, que não fiz um sub 40, enxuguei as lágrimas desfiz o bico e me atirei com "diforça" na planilha da equipe.

Para ajudar, férias na UEL e pista de atletismo fechada. Poderia dizer que não era para piorar, mas foi a melhor coisa deste mês. Me obriguei a variar o piso, a paisagem e correr sozinha. Sujando o tenis e meias de poeira vermelha, coloquei as ideias no eixo, me concentrei mais na minha respiração (não uso mais MP3 para correr). Na brita, fortaleci as panturrilhas e aumentei a resistência. 

Nosso treinador deixou 3 planilhas básicas para o grupo: avançado, intermediário e iniciantes. A minha seria iniciante, mas me desafiei a planilha intermediária. Soma-se a isso, a medida errada que meu marido fez do nosso campinho aqui perto de casa, roubando 120m. Corri 120 metros a mais que imaginava a cada volta que dava no campinho.

Na metade de julho, comecei a marcar meus resultados no treino. Pace, tempo, treino, onde foi e assim consegui ver melhoras segundos, minutos km... Quando descobri que havia o erro na metragem do campinho, já era final do mês e refiz todos os cálculos. Meu pace havia abaixado muito. Comecei acreditar mais no sub 40 nos 5K

Fizemos um treininho de 1.600m na sexta. Assustei com meu pace de 7'22"min/km. Fiquei feliz, mas ao mesmo tempo pensei: "manter este pace a prova toda? Sei não....srsr"

E chegou o dia (ou a noite) da prova. Tive aula o dia todo, procurei comer um pouco mais de carboidratos me mantive hidratada. Saí de casa preparada para ir bem ou mal. Mas com estratégia para ir bem. No site O2 por minuto tem um aplicativo onde vc calcula seu tempo por km para terminar a prova em um determinado tempo. Chama-se pulseira de ritmo. Escrevi na mão qual o tempo que teria que fazer para ter certeza.


Chegamos cedo para achar um lugar fácil para estacionar, conhecemos o Carlos Novais e o Sandro Cabral do site Eu Corro. com, que faz toda a cobertura das provas da região. Como é bom este círculo de amigos corredores. Senti falta da minha equipe que não pode ir por inúmeros motivos, mas mesmo assim a gente não se sente sozinho. Encontrei a Silvia (óbvio, estamos em todas juntas!) e depois do aquecimento estava pronta para sair.


Me perdi do marido na largada, mas também, o pace dele é de 5'20", claro que tinha ido para baia dos 5'. Eu como boa pangaré que sou, larguei láááááá nos 8' que nem plaquinha tem rsrsr. Silvia do meu lado. Demoramos mais de 1'30" para cruzar o pórtico. Muita gente! E logo que começamos a correr, notei que muita gente estava mais lenta na minha frente, coisa que quase nunca acontece.


No primeiro km já havia uma lomba razoável e muitos começaram a andar, fiquei firme, puxando a Sílvia. Terminamos o primeiro km muito abaixo do previsto e diminui o passo. Poderia ter ido mais rápido, mas o companheirismo falou mais alto. Não iria deixar a Silvia para trás. E assim foi. Ela abraçou o desafio de fazer em menos de 40 a prova e íamos aumentando e diminuindo o ritmo conforme a necessidade. Passamos por todas as lombas sem parar de correr, molhamos a canelas na hidratação para melhorar o ritmo e claro, posamos para todas as máquinas fotográficas que tinham no caminho rsrsrs.


A prova tinha 5,5km. Depois do 4K parecia que a gente não encontrava a placa do 5K para passar por ela em menos de 40min. Acreditem, a placa estava virada! rss Quando passei por ela, a 39'20" gritei para Silvia "conseguimos" bora terminar! E naqueles 500m finais que coicidiram com os 500 iniciais da prova do SESC passou um filme pela minha cabeça. Tudo que aconteceu neste ano e no ano passado desde que comecei a correr. Todas as dificuldades e felicidades e a vitória no meu emagrecimento e no meu novo estilo de vida.

Chegamos no pórtico com 44'06". Muito, mas muito baixo perto de tudo que já fizemos. Comemoramos, tiramos fotos (tô esperando o noivo dela subir as fotos!) e encontrei o Antonio e a Aldenice, atletas da minha equipe que foram prestigiar a prova. Resumindo, perfeito!

Fui encontrar com marido na água de coco e assistir os ultimos atletas a chegarem. Quando saiu o resultado mais felicidade: marido ficou em 6º lugar na sua categoria e eu fiquei mais perto do "miolo" e precisei usar a ferramenta de busca para achar meu nome. E não foi na ultima página!

Amanhã voltamos para a UEL. Saudades da turma toda, da pista, do treino no final da tarde. Também começo uma nova fase no meu treinamento (agora intercalando com a musculação) e no meu emagrecimento (mais um quilo e estarei no sobrepeso). 

Tenho uma meta audaciosa, mas possível. No final de novembro tem a prova Pedestre Universitária na UEL. É uma prova dificil, mas o percurso é praticamente "quintal de casa". Minha meta é pesar o mais próximo de 72kg e fazer a prova em menos de 35' Será??? Treinarei para isso. Se acontecer ótimo, se não acontecer, não será minha ultima oportunidade.

Não tem nenhuma prova marcada para setembro. Outubro talvez terá em Cambé. Senão é só em novembro mesmo. No ano passado, eu me desmotivei neste intervalo, não posso deixar isso acontecer de novo.


Beijos e até a p´roxima!


16 comentários:

  1. Parabéns pelo seu foco, se divirta com a corrida, isso que faz esse esporte ser apaixonante. abraços e bons treinos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eduardo! Diversão é o que não falta!

      Excluir
  2. Parabéns Val!!!! Eu cheguei tarde, mas no final fiquei procurando o pessoal da NAFI e não achei... =/
    Ta difícil ein!? hehehehe
    Mas fiquei muito feliz pelas conquistas! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peninha, mas não vai faltar oportunidade!
      beijos!

      Excluir
  3. É isso aí, guria, PERSISTA, tu consegues ! Beijo carinhoso e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ivana! Persistência nos define! Beijos!

      Excluir
  4. Que lindaaaaaa
    Parabéns minha amiga, está cada dia melhor, é bomm demais acompanhar sua evolução!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Valerie, to tão feliz por seu resultado. Cada dia uma vitória! Isso ai!!!
    Menina eu entrei pro crossfit e tenho rendido muito mais em tudo. Por que vc não tenta ver se tem ai por onde vc mora para tentar alavancar seu treino na corrida?
    Beijos.
    SuellenJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Su, já ´procurei Cross Fit aqui na cidade. Sou doidinha para fazer, mas ainda não deu tanto no horário quanto na grana. Mas ainda acho alguma coisa! Beijão

      Excluir
  6. Parabéns Valerie,
    Muito legal ver os resultados positivos de alguém que, literalmente, correu atras dos seus objetivos.
    Com dedicação aos treinos você vai longe.
    Abçs

    ResponderExcluir
  7. Caramba, tinha perdido seu blog. Lembrei de vc esses dias, que bom rever e ver que está bem! E corredora! Que tudo.
    Um dia eu crio coragem, rsrs.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Valerie,
    adoro conhecer pessoas como tu que lutam pelos seus objectivos e partilham connosco o seu percurso. A tua evolução vai certamente servir de motivação para outros que não acreditam que é possível mudar!

    Beijinho grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sara!! É muito gostoso compartilhar!
      beijos

      Excluir
  9. menina, parece que está mais magrinha.... parabens pela corrida! Domingo é minha vez de correr sem birra! bjuuuus!

    ResponderExcluir
  10. eu vi covinhas num sorriso mais magro e feliz -) é isso val...Precisamos tentar e tentar, não deu daquela vez...dessa deu redondo..alias redondo mais nada...deu magrinho..bjoka tô de blog novo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.