sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Uma campeã entre nós

Gostaria de compartilhar este texto lindo da Aline do Ugly Before. Espero que gostem e lá embaixo eu coloco minhas considerações:





Uma campeã entre nós

No último domingo uma menina que malhava na mesma academia que eu ganhou uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres. Parece mentira, né? Mas passou na televisão e o Brasil inteiro viu a Sarah Menezes ser a primeira mulher a conquistar um ouro olímpico no judô. Sempre todo mundo criticou o fato dela nunca ter saído de Teresina pra treinar num lugar melhor - aqui a Sarah não malhava em aparelhos de última geração, não corria numa esteira super moderna e nem tinha a sua disposição um staff de profissionais do esporte.  Enquanto para muitos isso poderia ser uma justificativa perfeita para o fracasso, para ela foi só mais um detalhe na trajetória. Uma lição pra quem (eu?) vive inventando desculpas para não dar o melhor de si. E como bem disse o ídolo Steve Prefontaine: "To give anything less than your best is to sacrifice the gift".

Eu estou cansada de ouvir "Ah, eu já tenho 40 anos, não dá mais pra ~aprender~ a correr", "Eu não tenho tempo pra malhar", "Eu tô muito gordo para começar uma atividade física", "Tá muito frio" e o clássico "Tá quente demais!". Claro, estou cansada de falar também. Eu vivo dizendo que tô velha demais pra aprender a nadar. E eu sei que é uma mentira deslavada que eu invento só pra fugir de uma piscina cheia de crianças. Sim, crianças são cruéis e eu tenho medo de ser bullynada por elas! (hahaha). Tem gente que diz que a musculação não dá resultado porque a academia é pobrezinha ou diz não conseguir fazer dieta porque a feira fica mais cara com produto diet e light. E eu nem estou falando de ganhar uma medalha de ouro numa Olimpíada, mas simplesmente de não desistir.

Parece que desde pequeno nós vamos sendo ensinados que a grandeza é para poucos - a menina mais bonita que foi eleita "miss alguma coisa"ou o menino que passou em primeiro lugar no vestibular - sem perceber quão amplo é o conceito de grandeza e quantas possibilidades existem nessa palavrinha. Desistimos antes mesmo de tentar. E assim vamos nos conformando com alguma versão obsoleta de nós mesmos. Bom, a vitória da Sarah serve como um recadinho: Não desista. Afinal, se dá pra ser campeã olímpica comendo brigadeiro de colher, o que você sonha não deve ser tão impossível assim.

(grifos meus)
-x-x-x-

Não é lindo? Passamos a vida cheia de desculpas, ou tá muito quente, muito frio, muito caro, muito barato, ou não tenho tempo ou tô muito velha. Segunda eu começo e segunda eu começo.

Até quando? Até quando esperar para ter sua vida de volta?

Aproveite o final de semana para fazer algo por você: uma comida mais leve, um passeio no parque, andar de bicicleta.

Amanhã é dia de pesagem! 

Boa sexta!

4 comentários:

  1. Bah, o que digo eu, né, amiga ?? Nos 49 anos de idade, treinando numa academia bem 'simples' (mas eficiente ...), com minhas calças de corrida e camisetas dos circuitos de rua ... te digo o seguinte, todo mundo consegue, e todo mundo consegue melhorar mais e mais ... eu me tiro como exemplo ... Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!!!
    Precisava ler isso.
    Amanhã estou voltando para minha "corrida de rua" (as provas de concursos)onde anos recebi medalhas e conquistei meu ganha pão, muitos tentam dizer que um dia não conseguirei. Mesmo sabendo que diversas vezes já cheguei ao podium hoje encontro inúmeras desculpas para desistir mas estou aqui me fortalecendo para minha maratona de provas sábado e domingo, sabendo que para chegar um dia ao primeiro lugar precisamos em muitas provas apenas atravessar a linha de chegada pois é parte do treinamento.
    Bjnhos e foi copiar e arquivar para ler qdo bater o desânimo

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo,quando nós queremos realmente alguma coisa,temos q passar por cima de muitos obstáculos,e só cabe a nós saber se vamos ultrapassar ou olhar os outros a ultrapassar e chegar ao seu objetivo!
    Um ótimo fim de semana pra vc!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Valérie, fico muito orgulhosa de animar alguém que já tem tanta força de vontade como você! Espero que a gente continue se dando força e que aos poucos a gente consiga atingir nossos objetivos!! Um abração!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.