quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Meu tênis e teste da pisada

Meu Mizuno Wave 13 no seu "batismo" de grama e barro.
Não sei se todo mundo sabe, mas eu sou Fisioterapeuta por formação. Sou da turma de 1993 da UEL. Adorava Biomecânica na faculdade. Bom, minha vida tomou outro rumo, mas como minha mãe diz, conhecimento não toma espaço e nunca se vai totalmente. Um dia vc vai usar o que aprendeu. E hoje eu uso este conhecimento nos meus treinos.

Bom, quando resolvi voltar para alguma atividade física, eu tinha um Adidas de 2009! E olha, ele não estava guardado. Já tinha rodado muito. Mas comecei com ele mesmo. Resultado? Dores nas articulações, principalmente dos joelhos. Então chegara a hora de trocar. Mas qual comprar?

Tênis hoje em dia, é tão difícil de comprar como acertar na Mega sena. São vários modelos, para várias modalidades, várias distâncias, masculino, feminino, minimalista etc.. Vamos falar de tênis de corrida, ok?

O primeiro passo é saber qual é sua pisada. Pisada é maneira como seu pé toca o solo. Existe uma espécie de engrenagem no nosso corpo de músculos e articulações de quadril, joelho e tornozelo que determinam como seu pé toca o solo e como este toque vai influenciar estas mesmas articulações e músculos. Basicamente, são 3 pisadas: 

LInk

Existem clínicas de fisioterapia especializadas neste diagnóstico. Sempre é bom buscar um especialista para a confirmação do diagnóstico. Mesmo assim, dá para se ter uma ideia (não certeza) de como é sua pisada:

1º Observe seus sapatos. Principalmente aqueles mais usados. Onde eles estão mais gastos? Eu tenho sapatos que entortaram para dentro (minha pisada é pronada).

2º Teste do pé molhado: estenda um papel craft no chão, molhe levemente o pé e pise no papel como se fosse um carimbo. Assim, usando a figura acima, vc pode ter mais uma ideia de como é sua pisada. Este teste pode dizer um pouco mais sobre sua impressão plantar, os pontos de maior pressão e o de menos, mas é uma avaliação fisioterápica que te pode dar estes detalhes.

3º No site da Mizuno, vc encontra um teste para pisada. Ele é auto-explicativo. No final, ele dá sua possível pisada e indica um tênis da marca que combina com ela.

Você também pode entrar no site da Procorrer e ver vários modelos de várias marcas diferentes de acordo com o seu  tipo de pisada

No site da Revista Runners tem um guia do tênis 2012 que leva em consideração mais dois itens importantes: quilometragem de treinos e seu IMC


O grande problema na compra de um tênis é a desinformação por parte de sites e de lojistas físicos. Rodei minha cidade procurando um tênis e quando perguntava se tinham tênis para pisada pronada eu juro que ouvia um grilo na cabeça do vendedor. Infelizmente não estão preparados.

Então, informe-se muito antes de comprar um tênis. Adquira o melhor que seu bolso pode comprar. Nas lojas virtuais eles costumam custar mais barato que nas lojas físicas, mas algumas pessoas, como eu, gostam do último teste, a prova. Você pode escolher seu tênis, provar na loja e se quiser, comprar no site. É bom comprar um número maior, para sobrar um espaço para seus dedos e para meia que geralmente é mais grossa.

Lembre-se, somente um profissional habilitado pode confirmar sua pisada. Se mesmo com todos os testes, e a troca de tênis você continuar com dores, procure um médico e um fisioterapeuta especializado.

Nunca estreie um tênis em uma prova ou naquela semana. Tênis tem que ser amaciado para se adaptar ao seu pé e seu pé a ele.

Tênis tem quilometragem rodada sim. Em torno de 300 a 500km vc tem que trocar. Se for um atleta maratonista, mal dá para 3 meses rsrs

Para finalizar, um video do Correria, um grupo de corrida da RBS de Porta Alegre que traz sempre muitas informações de maneira descontraída:


Obrigada Josa Junior pela dica!

Espero que gostem1

16 comentários:

  1. Oiii

    Meus sapatos gastam por igual... prestei atenção na minha pisada e vi que caminho de forma correta, com os pés inteiros no chão.
    Muito boa as dicas, adorei o post.

    Beijos

    http://geumanovamulher.blogspot.com
    http://fofinhachega.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então sua pisada possivelmente é neutra. Sortuda! OP tênis para pisada neutra são mais fáceis de encontrar.

      beijos

      Excluir
  2. Gostei do post e do vídeo.... e vou fazer esse teste do papel craft.. mas pelo desenho com certeza é supinado.

    Meu médico pediu um exame de Baropodometria, mas não consegui saber onde se faz esse exame aqui em Maringá.....

    bjs

    ResponderExcluir
  3. afe, que post ótimo!
    assunto que a gente nunca se dá conta de como é importante. eu tenho a pisada supinada, dá pra ver tooodos os meus tênis mais gastos do lado de fora. e eu tenho pregui de tênis bom, só gosto de allstar, mais conhecido como porcaria superfaturada... mas LINDA!


    :)
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo All Star, mas meus pesinhos gordos odeiam. Para correr nem pensar né? Meu filho ´outro viciado em All Star.

      Entendo perfeitamente

      Beijo Pilateira!

      Excluir
  4. Eu fiz o teste por que tive que comprar um tênis pra correr essa semana. Minha pisada é neutra.
    Bjo.
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana.
    Eu ainda não encontrei nada sobre a minha pisada na internet inteira, a minha pisada é supinadíssima, auhauhauah.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, senhora fisioterapeuta, um belo post ! Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou Fisioterapeuta porque não atuo. Sou Bacharel em Fisioterapia. Obrigada querida!

      beijos

      Excluir
  7. Pô, adorei o post !
    Tô com um tenis véeeeio aqui tb, implorando pra ser trocado ... Até fui olhar o solado agora, parece que está desgastado por igual, minha pisada deve ser neutra ! Se não me engano nas lojas Centauro eles fazem um teste de pisada ... Não sei como é, vou lá fazer !
    Não sabia da sua formação, que legal !
    =)
    Seja qual for o esporte tem que se informar, se preparar, usar vestimenta e sapatos adequados, senão um negócio que é pra ser legal, vira um problemão.

    Beijãoooo Vaaaal !
    Gabi
    mulherpneu

    ResponderExcluir
  8. Realmente,comprar tênis é bastante complicado
    Mas para correr o melhor é Asics (sem merchan,viu...hehehe)
    Um dia comentei sobre pisadas.
    Ouvi um "ai que frescura"...tênis é tudo igual!
    E ainda tem gente que compra tênis pirata (Mike,Rodock...)
    Fiz esse teste um tempão,tenho pisada Supinada (bem de leve)
    Meu pé não gosta de Nike! (vá entender)
    Muito legal vc é Bacharel em Fisioterapia (show de bola)
    Beijaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha próxima aquisição é um Asics, já está na minha lista.. Este lance de pisada, só entende quem se cuida.

      Beijão!

      Excluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.