quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Todo cuidado do mundo ainda é pouco se faz exercicios

Eu tinha programado o post sobre tríceps esta semana, mas vi a necessidade de alertar quem está começando ou que já está fazendo atividade física há algum tempo.

Como já contei, meu treino mudou esta semana, E hoje eu tinha um treino em prancha, este aparelho aqui:



Pois bem, depois que eu comecei a fazer atividade física, apaguei da minha memória que algum dia eu tive problemas de coluna, que já travei e precisei tomar injeção e coisas do gênero. Esqueci mesmo de contar para os instrutores da academia, senão não teriam me passado este aparelho.

E aí, mesmo com todo o conhecimento adquirido na faculdade sobre desequilibrio antero-posterior (abdomen e coluna) fui para o tal aparelho achando que podia. Fiz duas séries sem dor. Fui para o colchonete para terminar os abdmoniais e senti minha lombar.


Então, cá estou eu com a coluna "doída" andando meio reta, meio torta, com dificuldade para levantar e ficar em pé. Nada preocupante perto do que já tive, mas é uma dor que irrita, que incomoda e preocupa. Minha sorte foi que esta semana é de praticamente repouso na planilha. Se tivesse tiros ou resistência, não saberia o que fazer. Estou desde de ontem usando um relaxante muscular para ajudar nas dores. Graças aos céus não foi uma lesão, mas poderia ser.

O alerta é para tomarem o máximo de cuidado com os exercícios  Algumas pessoas deixam de fazer por se machucam e culpam a atividade física por isso, O devagar e sempre vale para tudo nesta vida. Faça todos os exercícios prestando atenção a todos os movimentos  e se vc está usando o grupo muscular adequado. Redobre o cuidado se você sente uma certa displicência do instrutor. Ou melhor, mude de academia!

Se vc for fazer um abdominal e sentir a coluna, está fazendo errado. Pare, recomece e se não conseguir, é porque este exercício é  muito forte para vc.

Atenção redobrada na atividade física hein?

Beijos

5 comentários:

  1. valeu a dica.... as vezes esquecemos nossos limites...

    ResponderExcluir
  2. Essa dica de "ir devagar e sempre" é super importante.

    Depois de exagerar na intensidade dos treinos e me lesionar vi o quanto é necessário o acompanhamento profissional e principalmente o auto-conhecimento do corpo e seus limites. É assim mesmo, vivendo e aprendendo.


    Abraços e bons treinos para você,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
  3. Boa dica, amiga ! Sempre bom estar por aqui e te ler. Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Val, assim como você também TINHA dores na lombar. A ponto de ter que andar inclinada cerca de 90 graus pq não conseguia ficar ereta de jeito nenhum. Aí comecei a malhar. E o que salvou a minha lombar foi esse aparelhinho aqui: http://i.ytimg.com/vi/ij8Ac33ZpBk/0.jpg. Quando iniciei falei pro meu instrutor desse problema e ele me mostrou essa benção. Converse com seu instrutor e veja se tem na sua academia, se ele te recomenda. Passei uns 2 anos sem malhar e a dor voltou. Fiz uma viagem longa de ônibus certa vez e na hora de descer do ônibus, advinha? Travou. Tive que ficar parada e tentar "me consertar" pra poder andar, porque a dor irradiava pras pernas e nem me mexer eu conseguia. Se tivesse fazendo algo que precisasse levantar e abaixar, era certo que na hora de voltar a lombar ia travar.
    Aí voltei a malhar no início deste ano. Voltei pro aparelhinho abençoado e posso sentar de qualquer jeito, fazer qualquer coisa, levantar e abaixar, até sentar na cama com o notebook no colo (que me matava antes, fazia de teimosa) que não sinto NADA. Foi a única coisa que resolveu.
    Boa sorte aí, melhoras.

    ResponderExcluir
  5. Desculpe, a imagem não abriu. Vê se o vídeo abre: http://www.youtube.com/watch?v=Ot17B1hSGa4

    bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.