quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dicas para Iniciantes na musculação



Vejo muitas pessoas começarem na musculação e já desanimarem. Concordo que os primeiros dias são complicados e desmotivadores se vc não souber exatamente o porque do peso ser pequeno, poucos exercícios e muitas repetições. Achei este artigo muito bom para explicar estes porquês e tomara que os incentive a continuar na academia até a segunda fase, onde temos resultados mais efetivos. (negrito em itálico grifado de cinza são meus comentários, ok?)

Para quem está iniciando pela primeira vez na prática de exercícios resistidos de musculação ou para quem ficou muito tempo parado e está retomando às atividades, é importante saber que existem uma série de adaptações físicas e fisiológicas pelas quais o nosso corpo é obrigado a passar.

Adaptações:
A adaptação neural. É a primeira adaptação do nosso corpo, este período pode levar até 16 semanas (depende muito da freqüência com que você realiza os exercícios e depende também de aspectos fisiológicos). Neste período, são realizadas séries de 15 a 20 repetições em média, envolvendo um número maior de músculos envolvidos (poucos são os exercícios para um músculo específico).

Os objetivos desta etapa são:
Aprendizagem correta dos movimentos realizados em cada exercício, a velocidade de execução, bem como o manuseio dos aparelhos e a finalidade de cada um; (é fundamental executar corretamente os exercícios para alcançar os resultados desejados, além de não correr riscos de lesões); Resumindo, na fase de adaptação, vc vai ter resultados, mas se não tiver, não desanime. Insista mais um pouco que os resultados virão.

Recrutamento das células satélites – As células musculares são chamadas de fibras musculares, e essas fibras são responsáveis pela contração muscular, e essa contração só ocorre quando o cérebro envia um sinal elétrico através dos neurônios, que ativam as fibras musculares responsáveis pelo movimento muscular requerido.

Obs:
Cada fibra muscular tem um determinado número de neurônios preparados para ativá-las, porém somente um pequeno número desses neurônios são utilizados e por conseqüência disso, nem todas as fibras de um determinado músculo se contraem, isso ocorre porque não existe a necessidade de recrutamento de todas as fibras musculares para os movimentos realizados em nosso dia a dia. Por isso quando iniciamos o treinamento de musculação (com cargas que não são habituais), essas fibras que não são utilizadas, passam a ser recrutadas e isso gera um aumento muito grande e rápido no nosso rendimento (um iniciante pode aumentar as cargas de seus exercícios várias vezes durante a fase de adaptação, verifique com seu instrutor);
Nunca mude carga sem conversar com seu instrutor antes.

Adaptações das articulações e dos ligamentos – É importante saber que, os ligamentos demoram mais tempo a se adaptar do que os músculos. Não exagere nas cargas durante esta etapa, pois mesmo que aparente facilidade, lembre-se que a ruptura de um ligamento pode deixá- lo (a) fora das atividades por meses. Explicado o porquê de não aumentar carga sem o conhecimento do instrutor?

Aprendizagem correta da respiração – Na fase de preparo ou posicionamento deve-se acabar de inspirar aumentando a pressão intra-abdominal (PIA) e durante a execução do exercício, propriamente dita, fase concêntrica ou positiva, expira-se controlando a expulsão do ar até a finalização do movimento. Na fase excêntrica, ou negativa, inspira-se. A prática de respiração bloqueada, só deve ser permitida a atletas de alto nível treinados e sem histórico de doenças cardiovasculares. (ou seja, pergunte desde do início ao seus instrutor como você deve respirar em cada repetição e faça exatamente o que ele mandar)

Aprendizagem da rotina de preparação dos equipamentos – É necessário nas primeiras semanas de treinamento, tomar muito cuidado na preparação dos equipamentos (colocar os pinos corretamente, verificar as presilhas nos halteres, verificar a posição correta dos bancos etc) para que essa prática se torne uma rotina posteriormente; Vejo (e me irrito) muitas pessoas negligenciarem estas recomendações, principalmente o uso de presilhas nas manilhas. Mesmo que seja 5 repetições com a barra sobre um espaço grande antes do fim da mesma, a presilha é indispensável para nossa segurança. 

OBS: Não se preocupe em alcançar seus objetivos na fase de adaptação, isso não vai ocorrer, porém ela é fundamental para que no futuro você obtenha os resultados desejados. Após este período, uma nova prescrição de exercícios será feita para você, conforme a sua necessidade;

Importante:
Qualquer academia ou profissional de qualidade exigirá de você, no mínimo, uma avaliação física, podendo exigir até uma avaliação clínica (indicado). É importante saber se não existe algum impedimento cardiovascular, articular e ou muscular para a prática da atividade física. Na musculação não é diferente. Ela oferece riscos para determinados grupos de pessoas.

Lembre-se disso, “não existe atividade contra indicada, e sim pessoas que não podem ou não devem fazer determinados exercícios”.


Hoje iniciei um novo treino na musculação. Estou nível intermediário agora. Os exercícios são mais fortes, diferentes e com vários grupos musculares. Resumindo: TÔ ACABADA! rsrs

Então pessoal, não desista da musculação no primeiro mês. Depois da adaptação você verá que tudo ficará mais simples e gostoso. Os resultados virão.

Beijos


Um comentário:

  1. Avaliação clínica e física são primordiais no processo de atividades físicas ! Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.