quinta-feira, 27 de junho de 2013

Vai uma pipoquinha aí?


AMO pipoca! Mas sinceramente, não gosto de nada artificial na pipoca. Já comi muito pipoca de cinema, mas hoje ela me embrulha por causa do cheiro. Odeio aqueles pacotes de pipoca de microondas com aquele monte de sabores e cheiros horrorosos. Sem falar do preço né?

Pipoca para mim é (era) de panela, óleo e sal. Uma pimentinha e olha lá. Nem pipoca doce eu gosto. Mas o que me segura em não comer bacias e mais bacias de pipoca são as calorias. Afe! E o pior que nem são as calorias dela, mas sim do óleo.

Por isso "parti em busca" de uma maneira light de fazer pipoca. Recebi um material muito legal sobre cozinha saudável que ensinava a fazer pipoca simples no microondas. Bastava colocar na vasilha, cobrir (como se faz arroz) e esperar. A pipoca ficou dura, queimada e o sal não pegou. Abandonei.

Depois pensei em comprar uma pipoqueira elétrica. Mas vi alguns comentários sobre a pouca quantidade, a demora em ficar pronto, grãos que não estouram etc...E mais um detalhe: seria mais uma parafernália elétrica aqui em casa. Não que não use o que tenho, mas para quem quer uma vida destralhada, já tenho muita traqueira.

Então encontrei no Panelaterapia uma "receita" de pipoca de microondas. Hoje resolvi experimentar. A principal diferença está na água que vc coloca que acaba hidratando o grão, a mesma função do óleo.

Se vc gosta daquela pipoca com todo tipo de sabor, talvez ache bobagem esta receita. Mas para quem gosta da pipoca por ser simplesmente pipoca, vai gostar.

O melhor de tudo: 25g de milho de pipoca tem 78 calorias. Isso equivale a UMA XÍCARA DE CHÁ de grãos. Eu usei 5 colheres de sopa, que dá mais ou menos, meia xícara. Rendeu uma quantidade muito boa de pipoca e fiz a festa agorinha de tarde, com um leite semidesnatado e café solúvel. E ainda tem as fibras e os antioxidantes.

Pronto, agora posso comer sem culpa.



2 comentários:

  1. Sabe como eu faço ? Coloco num refratário (que pode ir no micro), e tampo, sem nada, amiga, só o milho. Estoura tuuuuudo. E o marido come, coloca algum sal por cima e come, ou come sem aditivo algum. Eu não gosto de pipoca, mas ele come assim, saudavelmente. Diz que fica bem bom. Não queima, estoura tudo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olha, aprendi outro dia assim: coloco um punhado de milho de pipoca em um saco de papel (destes de pão), dobro algumas vezes a beirada para fechar e deixo 03 minutos no microondas. Estoura tudo, se o milho for bom. Já fiz várias vezes e sempre dá certo. Só não pode colocar muito pouco milho senão queima. Parabéns pelo blog, é muito legal.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.