quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Quero correr, como começar?




Muita gente tem vontade de correr, mas não sabe como se preparar. Ou, então,  falta aquela forcinha pra começar de uma vez. As corridas de rua  têm atraído cada vez mais adeptos para esse esporte. Um exemplo são as corridas do Pão de Açúcar que, nos seus 19 anos, já reuniram mais de 700 mil atletas, e também atletinhas, já que as crianças também podem participar.

E você? Quer se iniciar? O profissional de educação física Fábio Medina ensina um treino para quem nunca correu antes. Confira:

1 Visitinha obrigatória ao médico
Você não pode, simplesmente, pegar o seu tênis e sair correndo por aí. É muito importante passar por uma avaliação médica e explicar que o seu objetivo é começar a correr. “O teste de esforço (aquele exame em que você caminha na esteira com eletrodos) é a única maneira de medir com segurança quais são os limites de cada um no começo da prática”, explica Fábio. Além do médico, é importante fazer os treinos acompanhado de um professor, que pode ser um personal trainer ou profissional da área.

2 Escolha o melhor percurso
Os primeiros passos devem ser feitos em um terreno plano (como grama, terra batida ou asfalto) que oferecem mais conforto à musculatura e menor impacto. Também é bom evitar trajetos com muitas subidas e descidas. Ou seja, se o visual da praia é irresistível, é melhor ir pelo calçadão do que pela areia. 

Comece caminhando
 Durante as três primeiras semanas, o exercício deve ficar só na caminhada. “Para quem vai começar do zero, a caminhada oferece mais segurança. O ideal é ganhar ritmo e resistência com risco mínimo”, indica o personal. 

4 Intercale caminhada e corrida
A partir da quarta semana, já dá pra sentir o gostinho da corrida. Esse período é chamado de “introdução à corrida”. A ideia é correr, caminhar, correr, caminhar.... Aumentando o tempo de corrida até você sentir que já consegue fazer todo o percurso só correndo.

5 Busque motivação
Ter um companheiro de corrida faz toda a diferença, segundo Fábio. Correr em grupo, então, melhor ainda. Outra maneira de não desistir é se inscrever em corridas de rua. O Pão de Açúcar organiza várias ao longo do ano para incentivar a prática esportiva (tem até para crianças!). 

6 Mantenha o ritmo
“O segredo para começar a correr sem problemas é regularidade”, ensina Fábio. O ideal é correr, no mínimo, três vezes por semana. Mantendo esse ritmo, em três ou quatro meses de treino você já pode tentar fazer circuitos de corridas de até 8km. Corridas com mais de 10km exigem, no mínimo, seis meses de preparo. Separe seu tênis favorito e boa corrida!




Um belo dia assistindo "Quilo por Quilo" (Discovery Home & Healthy às segundas às 19hs) vi que aquela rotina caminhada e RA não me levariam a nada porque eu queria (e quero) muito mais. Para todos os participantes, Chris Powell pergunta "está preparado?" E sempre escutamos um SIM com muita convicção. Neste dia perguntei para mim mesma: "está preparada?" Silêncio. Não gostei nada de ouvir o silêncio em minha cabeça...

E daí que eu tinha engordado um quilo durante a primeira semana de RA (não gosto desta sigla, mas depois eu explico), estava muito triste e achando que não iria a lugar nenhum. Desabafei na terapia e na volta disse: é tudo ou nada e é AGORA. Fui para casa e nem entrei. Fui direto à academia que é a menos de 300m  (!!!) de casa e me matruculei. Meu objetivo: correr.

Nem preciso dizer que ver as meninas (principalmente a ) participando de provas e aquele clima todo de festa me inspirou. Mas antes de tudo, a corrida se tornou meu desafio pessoal. Algo que fiz muito pouco na minha vida, ou quase nada...

Mas como uma sedentária chega a corredora? Primeiro com muita paciência e disciplina para não atropelar fases. Ninguém aprende a andar sem antes engatinhar. Ninguém corre sem antes andar.

A dicas acima valem muito a pena. Acrescento mais uma: PACIÊNCIA! Paciência para não atropelar os treinamentos e se machucar.

E não pense que ao cruzar o pórtico na sua primeira prova o trabalho estará feito. Muito pelo contrário, ali é o início de outra etapa. Porque o aprendizado nunca acaba. 

No mais, aproveite a vista, o vento no rosto e a endorfina que só nos faz bem!

6 comentários:

  1. Adorei, estou começando ;)
    Bjinhus!

    ResponderExcluir
  2. Fácil? Moleza? Não é! Mas é totalmente possível!
    Requer treino, dedicação, paciência e NÀO DESISTIR no primeiro obstáculo! Vejo como uma busca constante para melhorar tempo, resistência, musculatura.
    Sim, nós podemos, mas precisamos suar o top par cruzar a linha de chegada!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Ja falei sobre isso um dia la no blog...facil né não!Mas todos os inumeros beneficios que a gente ganha sao tao superiores que a gente se entrega.

    bjusssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Se eu falar pra vc que eu nunca gostei de correr vc acredita? Eu não sentia dores, não sentia cansaço, mas eu ficava demais de ofegante, meu fôlego era (é ainda) péssimo. Quando dava meia hora eu já ficava contando os minutos pra acabar, e olha que eu corria 1 hora. Quando meu marido ia junto ele ficava impressionado com o meu fôlego. Talvez com o tempo isso fosse melhorar, só que aí veio a ortopedista e me proibiu de correr. =/

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, a gente consegue, é só ter força de vontade e estar com a saúde em dia ... A corrida nos proporciona inúmeros benefícios, amiga. Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas. Principalmente em intercalar as atividades.Bjks

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.