domingo, 26 de maio de 2013

Correr não é uma atividade Física, é um estilo de vida.

Desde de quando coloquei na minha cachola que queria correr, mudar de vida, ser mais ativa e vencer a obesidade, eu tinha certeza que teria que mudar por dentro para conseguir isso. Tudo em minha rotina e estilo de vida seria diferente. Isso já faz um ano.

Mas mesmo assim ainda fui teimosa comigo mesmo. Não estava com os dois pés dentro deste mundo fascinante e endorfinado. Ainda bebia, enfiava o pé na jaca nos finais de semana e matava o treino sem dó nem piedade. O que aconteceu? Fui diminuindo meu ritmo de treino até parar e ficar 4 longos meses parada e engordando novamente.

Orgulho disso? Nem um pouco! Arrependimento? Um pouco, mas mesmo assim valeu como aprendizado. Aprendi que não dá para mudar pela metade. Não dá para continuar com a cabeça de gordo no corpo de corredora. A mudança é constante, não de um dia para o outro, mas se faz a todo momento, quando eu faço minhas escolhas.

Escolher não é sacrificar. Escolher é liberdade. Vc tem o livre arbítrio de levar a vida que quiser como quiser. Só que vc é refém das suas escolhas, porque elas trazem consequências. É possível entender isso? Quando aquele dia amanhece frio, chuvoso e vc pensa "ah hoje eu não vou trabalhar", logo em seguida vc avalia a sua decisão e o peso dela. Muitas vezes está em jogo o emprego, a responsabilidade do seu cargo e o que acontece? Vc levanta resmungando, mas vai, porque sabe das consequências. Se com seu trabalho vc tem responsabilidade de fazer o que é NECESSÁRIO ao invés de fazer o que QUER, por que no resto da sua (minha) vida a coisa não é assim?

Quando fui para Atos Green no final de março, tudo isso passou pela minha cabeça enquanto eu CAMINHAVA na prova. Eu estava cansada da minha vida de orgias alimentares e alcoólicas, de tardes e mais tardes sentada na frente da TV e no facebook, e o pior, estava cansada da imagem derrotada que via (ainda está por aqui, mas com menos intensidade) no espelho. E de novo, quis assumir novamente outro estilo de vida. Com todos os ônus e bônus que vem com ele.

Primeiro passo: assumi a responsabilidade sobre minha alimentação. Sou compulsiva alimentar em tratamento e isso agrava a minha situação, mas não quer dizer que é impossível. Me assumir compulsiva e procurar tratamento e aceitá-lo foi um grande passo. Demorei muito para conseguir isso. Hoje eu sei quando como por fome e quando como por compulsão. Saber controlar isso me dá domínio sobre a situação. Ninguém ou nada é responsável pelas suas escolhas alimentares. 

Segundo passo: parar de beber. Eu adoro cerveja e vinho e claro, nunca misturei os dois. Apesar de beber pouco, somente nos finais de semana, a bebida alcoólica é uma "porteira" para a compulsão. Quando bebo não como direito, fico beliscando, comendo petiscos, castanhas, frituras etc... Fora a própria cerveja e vinho que são calorias vazias e além de te engordar, te incham. Beber nunca mais? Claro que não!, mas vou deixar para momentos muitos especiais.

Terceiro passo: se tornar proativo. Ser proativo é não economizar oportunidades para se mexer. Buscar alguma coisa em outro cômodo ao invés de pedir para alguém, usar escadas ao invés do elevador, estacionar longe, caminhar de volta do trabalho... São pequenas coisas que deixamos de fazer e isso, como diz minha mãe, "vai te atrofiando", ou seja, quanto menos vc faz, menos vontade vc vai ter de fazer.

Quarto passo: dormir cedo. Muito difícil para alguns, mas extremamente necessário, ainda mais se vc treina de manhã. Eu sou uma "galinha" para dormir. Em torno das 21hs eu quero estar na cama lendo um livro  e esperando o sono chegar. Acho que é porque eu acordo muito cedo todos os dias. O importante é vc descobrir o quanto de sono se faz necessário para seu descanso e respeitá-lo. Eu preciso de 7 a 8 horas e menos que isso, fico podre.

Quinto passo: atividade física no mínimo 5 vezes na semana. Esta foi a primeira semana que consegui colocar este passo em ação. Fiz 6 dias de atividade física. Corri 3 dias, andei 2 e pedalei 1. Neste momento eu não posso correr todos os dias por que ainda estou ganhando resistência e emagrecendo, mas isso não me impede de fazer uma atividade mais leve e porque não mais divertida. Me diverti muito pedalando ontem. Isso que é legal, descobrir o quanto vc se sente bem quando se mexe. 

Nestes anos de obesidade eu esqueci de algo que era meu quando adolescente: como eu gostava de me mexer! nunca me importei de ficar vermelha, suada e descabelada. Corria, pulava, e até na época das baladas, minha maquiagem escorria, mas me acabava na pista de dança. A sensação que tenho quando acaba é muito BOA! 

Sexta a noite tivemos um teste de 3km. Foi o meu primeiro com a equipe, então não tive parâmetro para comparar. Mesmo assim, comparando com outras provas, vi que estou muito melhor. E durante o teste me senti muito feliz em ouvir minha respiração rápida, as pernas se mexendo cada vez mais rápido, o coração tranquilo apesar dos batimentos altos. Venço os limites que tentam me impor todos os dias. Correr não é apenas um atividade física. Correr é vencer barreiras, se desafiar, mudar de vida. Correr é liberdade!


12 comentários:

  1. Valérie, adorei, sinto eu mesma nessa situação, mas deixei isso para trás, a exatamente 1 ano, ainda to aprendendo, ainda tenho que me controlar, mas sabemos que vai ser isso a vida inteira né, mas tudo bem, escolhi ser corredora, pq é uma coisa que amo, demora mais que muitas outras pessoas, pela idade, pelo peso, que já diminuiu bastante, mas ainda não chegou onde precisa, e por ai vai, desanimamos um pouco, mas só um pouco, e levantamos logo, e assim caminhamos, para uma vida melhor e saudavel....beber não mais, mas foi uma opção mesmo, porque não sei tomar só um copo, então parou, e consegui há exatamente 4 meeses não coloco cerveja na boca e sinceramente não to sentindo falta nenhuma, vamos tentanto e conseguindo afinal queremos alem de tudo viver bem....beijus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Ester!! Eu tô neste pé que vc descreve: as vezes devagar demais, mas esperando melhorar o tempo conforme o peso abaixa.

      Estou fazendo a minha parte e esperando que a corrida faça a dela.

      Mas mesmo sem chegar onde eu quero sinto que sou outra pessoa, muito melhor que muitos sedentários sentados no sofá!

      Vamos em frente!

      Excluir
  2. Amiga apesar de na questão de treino eu consegui me manter e estar já conquistando algumas metas, no quesito alimentação passo pelos mesmos problemas, essa semana foi muito boa porque algo despertou em mim e consegui me controlar e voltar a emagrecer desde janeiro.
    O pensamento que me ajuda a encarar meu problema de frente é entender que sou obesa e isso mesmo eu emagrecendo não vai mudar, sempre serei obesa e tenho de me controlar pelo resto da vida e não é fácil, mas creio que no momento que encaramos essa realidade a cabeça da gente muda e aos poucos vamos mudando nossas atitudes pra uma vida mais saudável..

    Beijus... e tenha uma linda e abençoada semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mara, a palavra de ordem é mudar. Mudar, mudar , mudar
      Mudar como encaramos a comida, mudar o que fazemos como estamos de´primidas, mudar a vávula de escape.

      Força aí

      Excluir
  3. pior que me vi em alguns paragrafos... correr me liberta, me dá uma sensação de que eu não sou um peso morto nesse planeta, um peso inutil hehehehe... andei pensando esses dias a respeito da corrida, no estilo de vida como um todo... tenho problemas com o peso e com comida, a corrida é um compromisso que me obriga a me alimentar melhor e me manter em movimento, e eu gosto de participar dos circuitos, agora estou numa confraria de corrida e temos uma equipe que vai fazer o revezamento na maratona de Porto Alegre, me comprometi com eles e fiquei feliz com o compromisso, mas sou obrigada a treinar e me cuidar, mas faço isso com mais prazer com a corrida... enfim, será que entendeu essa minha confusão? O que quero dizer é: corrida, pra mim, é unir o necessário ao agradável...

    Bjuuuus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi sim! Eu só consegui colocar minha vida nos eixos na hora que voltei a correr. Arrumei minha alimentação, meus treinos e tô super feliz!

      Este é o caminho!

      Excluir
  4. O que eu tenho que dizer...rs eu penso como você CORRER na minha vida se tornou ânimo, motivação, é como uma droga boa, eu fico MUITO FELIZ, quando corro, me sinto realizada.
    Quando mudei meus hábitos me tornei alguém melhor, menos reclamação e mais ação e deu certo!!
    É isso mesmo boa sorte e continue firme, porque os nossos objetivos são a nossa vida!
    beijos magrinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta!
      Eu sempre peço para quem não corre procurar uma cara feia (de raiva, chatiado emburrado) entre quem corre. Não tem! O pessoal tá sempre de bom humor, não tem tempo ruim.

      Bjs e obrigada!

      Excluir
  5. Olá!
    Eu, defintivamente não corro. Tenho a convicção que não fomos feitos para correr mas andar.Faço academia, religiosamente há 12 anos. Atualmente uso, antes dos exercícios, aquele aparelho que se balança, braços e pernas.De vez em quando uso esteira. Mas o aparelho faz 17 minutos ser uma hora e meia na esteira. De tudo, acho que é o melhor.Mantenho meu peso.Usar o ambiente externo não dá para mim pois queimo com facilidade e fico manchada com o sol. Academia, para mim é fundamental .Nem sei como conseguem ficar sem ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Magui, por isso que eu acho o ser humano inventou tantas atividades físicas diferentes. Porque tem gente que ama academia, ama piscina, ama o ar livre. Isso que é muito legal!

      Importante é vc se manter ativa, como está fazendo! E o melhor, fazendo o que gosta!

      Excluir
  6. Amiga, dormir cedo para mim está sendo fundamental, e percebo que meu metabolismo não está mais tão lento quanto antes...
    Agora falta eu criar vergonha na cara e começar a Atividade física...
    Bjs e parabéns pela força!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela reflexão, amiga ! Que tu persistas. Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.