sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Emagrecer para o Natal

Hoje é a última sexta feira de agosto. QUATRO  meses até o Natal. O que você vai se dar de presente neste Natal?

Se for emagrecer, começar uma atividade física, mudar de vida tem que começar agora. Tá na hora de ter disciplina de segunda a domingo.

Mas eu acho que emagrecer é muito mais que isso. Mudar para emagrecer até o Natal, fazer dieta, caminhar até emagrecer tantos quilos é muito raso e tem data para acabar.

Mas onde fica o definitivo? Onde fica o Magra para sempre? Querendo ou não ele mora na mudança PERMANENTE do estilo de vida. Mesmo que esta mudança seja PROGRESSIVA.

Conseguem entender os significados das palavras? Quanto queremos uma coisa permanente na nossa vida, ela não tem data para acabar. E quando pensamos no progressivo não tem data para começar.

Eu não espero a segunda feira para começar meu emagrecimento, porque a partir de AGORA mudarei progressivamente meus hábitos. Incluirei a atividade física, legumes e verduras, sem usar artificios malucos ou dietas da moda. Porque estas mudanças serão PERMANENTES. Caso contrário, voltarei a ser como era.

Vc pode me xingar, brigar espernear, mas não tem como vc ser magra com atitudes de "gorda baleia saco de areia". Mesmo que sua amiga magricela consiga, vc não pode. '"Ah, como Deus foi injusto comigo!" Com vc e com 500milhões de adultos da população mundial que sofrem com a obesidade. Muita injustiça né? (SARCASMO DETECT)

Então filha, o negócio é decidir hoje o que vc vai ser 2013. Porque como dizia Cazuza, o tempo não pára. E como dizia Lulu Santos, tudo muda o tempo todo no mundo. Então, porque vc não muda?????

Beijos e bom final de semana!

Não posso esquecer: Hoje eu tô na RÔ!! Eu e mais meninas que decidiram mudar permanentemente e progressivamente. Olha que lindo!




quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Musicas para correr

link
Já falamos sobre como começar a correr, qual tênis usar, como controlar seu esforço físico e como treinar com planilhas.

Hoje vou dar umas dicas de o que ouvir.

A música é um combustível para a motivação. Não é à toa que não pode faltar em uma festa. No começo dos meus treinamentos eu usava fones direto. Primeiro para afastar os conversadores da esteira e depois para dar um gás. Mas depois de afogar meu celular em suor (literalmente) larguei de usar. Precisava mesmo me ligar no treinamento, nas passadas, na respiração. E  foi legal também.

Então fica ao seu critério: com música ou sem música. O que vc prefere?

E onde eu consigo as músicas? 

Existem inúmeras sugestões por ai. O primeiro lugar que eu baixei e gosto muito ainda é aqui: http://soundcloud.com/abrahm . Abraham faz um mix muito bom de músicas de pelo menos uma hora. O meu preferido é o de fevereiro.

Gosto muito da seleção do Eduardo Acácio. Ela é super animada, tem os clássicos de corrida e do rock e pode ser baixada aqui.

Outro muito bom é o Jog,fm. Nele vc joga o seu pace de corrida e ele sugere as musicas que são condizentes com a sua velocidade e mostra também os batimentos da música por minuto. 

É isso!

Alguém mais tem alguma sugestão?

Beijos

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Caminhada e Corrida

link

O dia 21/08/12 a Folha de São Paulo publicou esta matéria com o título "Andar é tão bom para o corpo quanto correr, com menos riscos". Rapidamente o infográfico acima correu o Facebook.

Ficou aquela sensação de que, então para quê correr?

Eu acho que vale a pena dar uma olhada na matéria antes de vc ler a minha e formar sua opinião. Vai lá, eu espero.

Minha opinião.

Concordo inteiramente com a pesquisa quando fala que é caminhar não passear. O que mais vejo no percurso que faço, é gente tagarelando em passos leves. Suor? Nem de longe! srrsr

É difícil fazer 6km por hora. Olha, eu caminhando mal faço 5,5km/h. Acho que atingir a frequência cardíaca de treinamento aeróbico mais seguro. Ou andar o suficientemente rápido que não seja difícil falar, mas também não é para conversar o tempo todo né?

Quanto a correr, eu acho assim: quer correr? Então previna ao máximo! Faça exames ortopédicos e cardiológicos. Vá para academia e faça musculação, pois quanto mais fortalecida (não hipertrofiada) uma musculatura, menor o risco de lesão. Procure uma assessoria esportiva ou um personal. Se prepare para ter disciplina com horários, treinos e alimentação. E leia muito sobre o assunto: blogs, revistas e artigos.

Ao contrário de alguns locutores, não existe "corredores de final de semana". Correr lhe dá muito prazer, mas pede um pouco mais em troca.

Então, eu acho que primeiro temos que definir o nosso perfil de exercício. Eu estou mais para caminhante ou para corredor? Independente do que vc escolher, faça com muita vontade e responsabilidade para colher frutos da vida saudável.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dicas de vida saudável

http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/brincar/programas/tema2.htm


Dicas existem aos montes por aí. Mas quantas são realmente testadas por nós?

Na aba "Dicas" aqui no blog, vc  encontra 40 dicas de uma vida mais saudável e magra. São coisas simples que vc pode fazer e que eu já fiz e dá certo. Se engordei é porque parei de fazer...srsrs

As principais dicas são sobre alimentação, mas tem alguma coisa sobre comportamento e atividade física.

Espero que gostem!

Beijos

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Maratona de Londrina e Balanço da Semana

Eu sei que eu deveria ter escrito este post ontem. Mas sinceramente, o cansaço era tão grande que o post sairia pior do que já são. Então, após uma boa noite de sono, tudo fica mais simples.

Eu acho que a Maratona de Londrina é a maior prova da região. Gente de todo Brasil vem correr. A prova foi diferente do ano passado e acho que privilegiou muito os pontos turísticos da cidade. A prova de 5km foi  praticamente em volta do lago Igapó. 

Infelizmente, o povo londrinense não prestigiou. E ainda teve muita gente reclamando das ruas parcialmente interditadas. Triste. Espero que a prefeitura e os organizadores não se rendam e continuem se esforçando.

Bom, como eu fui correr em Maringá com a Mara, ela veio correr comigo desta vez. Chegamos cedo para o 5k, pois a Maratona já estava saindo e  a Meia estava largando.



Tinha marcado encontro com a Mara, com minha irmã e com a Silvia. A Sílvia eu conheci no #pensandomagro. Conseguimos nos achar, menos a minha irmã :-(

A largada do 5K feminino foi pontual.  A maior festa com animadores dançando e música de gosto duvidoso rsrs. Mas a gente estava ali para correr e não para dançar né?

E lá fomos nós. segurando o ritmo, torcendo para concluir a prova sem andar.

Adorei esta foto que marido tirou.
" Sílvia, faz pose para fotografia!"



E no final, a nossa cara de felicidade com a medalha (LINDA) no pescoço.
Tô parecendo aquela boneca GuiGui...afe!

A Sílvia ganhou um video fofo do noivo, se ela autorizar eu coloco aqui. Autorizado!




Balanço da Semana:

Bom, esta semana foi porreta né? Toda do avesso com muitas comemorações. Engorda.
Mas nunca me dei por vencida, então após respirar, chorar, juntar os cacos, tô firme para uma semana de ouro, digna do The Biggest Loser (se eu sobreviver, é claro):

Musculação: TODAS AS MADRUGADAS
Seg Qua e Sex: Caminhada a tarde (super rápido,pelo menos 5k)
Ter e Qui: 40m de corrida (acho que dá uns 4,5 a 5k)
Sábado: se eu estiver viva vou correr de manhã

Se sobreviver esta semana, repito na próxima. Depois, começo uma nova planilha de corrida, mais longa, porque só tem prova na região em dezembro.

Bora ser feliz?




sábado, 25 de agosto de 2012

Mordendo o próprio rabo de ódio



Pois é. Engordei
Nem vou fazer enrolação aqui. Mais 300 gramas da semana passada.
91,7kg

O que me irrita não são as 300 gramas a mais, mas o fato de mais uma semana sem emagrecer. E sem emagrecer muito mais que 300 gramas. Não tem desculpa de TPM, inchaço, final de cartela, começo de vida, gata no cio, alinhamento dos planetas, nada. Consumi mais que gastei. Deu nisso.

Esta semana teve no sábado um comemoração pessoal, depois na terça meu aniversário de casamento (e lá se foram 2 garrafas de frisante), na quarta aniversário do meu tio (diabético, mas com comida engordiet). Faltei na academia um dia (não consegui levantar).

E depois disso, vou falar: "ah não sei o que aconteceu..."?? Ou "não comi nada, porque que engordei..."?

Claro que não! Engordei porque "comi e morei" e não comemorei.

São águas passadas. Hoje é dia de entrar na linha (sábado com cara de segunda) e seguir em frente.

Amanhã tem Maratona de Londrina e estou super ansiosa!

Queria falar sobre pesar todos os dias, mas tá meio enrolado hoje.

Beijos e inté

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A vida é feita de objetivos e desafios.

Participo do grupo Magra Emergente do Facebook. Lá conheci o Junão, pessoa gente boa que decidiu mudar de vida. A história dele é como várias que conhecemos: superobesidade, dificuldades, sedentarismo. 

Até que um dia, com 180kg,  Junão decidiu fazer cirurgia bariátrica e mudar de vida.

Logo após a recuperação, ele podia ser visto pedalando sua bike simples pelas ruas da sua cidade.


Mas como nem tudo são flores, Junão teve algumas intercorrências, teve que fazer 2 cirurgias e vender as bikes. Amigos se mobilizaram e compraram outra bike para ele. Agora a vida é pedalar. Hoje seu projeto chama-se "Projeto Only 3 - One Bike, One Rider, One Speed" e é apoiado pelo site www.pedal.com.br

Suas metas?




1º - Pedalada Araxá / Romaria - MG - 160km; cumprida
2º - Continuar treinamento até o dia da última cirurgia - Plástica para retirada do excesso de pele no abdômen;  A cirurgia foi realizada no dia 23/08 com a retirada de 4 quilos(!!) de pele.
3º - Intensificar treinamento para competir as primeiras competições e me tornar realmente um atleta amador;
4º - Competir o Campeonato Mundial de Singles Speed.


É mole? Não, mas nada impossível. Basta querer, projetar e fazer. Talvez você goste mais de bicicleta do que que corrida. Quem sabe?

Bora mudar de vida?



Facebook do Junão
Projeto Only 3 - One Bike, One Rider, One Speed
Projeto Only 3 - Junão completa a BikeRomaria com sucesso



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Do sofá ao 5km

Link
"Não, suas pernas não estão cansadas. Sim, você pode respirar. Continue."

A corrida está virando um grande esporte e uma maneira de mandar o sofá para longe. O Couch to 5K é um programa de 9 semanas para os sedentários começarem a correr. Tudo progressivamente, começando com caminhadas , trotes e evoluindo para a corrida. Aqui a planilha em português.

Planilha é algo muito pessoal. tem gente que gosta de planilha de distância, tem gente que gosta de planilha de tempo. Eu gosto de tempo. Acho mais fácil para controlar.

Esta planilha da O2 é para 12 semanas. Apesar de parecer dificil não é. É só ler com calma as abreviações e controlar sua frequência cardíaca. Se não consegue seguir o especificado na planilha, não siga. Devagar e sempre para não ter lesões ou alguma coisa pior. O importante é ganhar resistência devagar. Lembre-se de quanto tempo foi sedentário e cada um é cada um. Sua amiga pode ser mais veloz que vc, mas não deixe que isto atrapalhe a chegar ao seu objetivo.

Como sempre repito, não comece nenhuma atividade de alta intensidade sem a uma consulta ao médico

Beijos

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Abandonando o sedentarismo.


E daí que de repente você vê que precisa mudar de vida, se tornar menos sedentário e ganhar um novo ritmo de vida. Não aguenta mais aquele marasmo instalado na sua vida. Todo dia tudo sempre igual.

Mesmo com a vontade crescendo, você ainda tem dificuldade em criar uma rotina de exercícios e de mantê-la? Mas tudo pode ser diferente. Se quiser mesmo mudar de vida, acrescente pequenas mudanças na sua rotina que lhe deixarão mais ativo(a) e com gostinho de quero mais.


http://runnersworld.abril.com.br/materias/prarua/rotina.pdf 

Se você quer ir um pouco mais a frente, leia esta reportagem da Runner's World Brasil. 

O primeiro passo é querer. O segundo é se comprometer. E o terceiro, fazer!!


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Vc é o que vc come











Não adianta. O que comemos nos diz muito sobre nós mesmos. Sobre nossos hábitos, vivências, sabores, emoções. A comida promove a união e a celebração. Conquistamos nossos futuros maridos pelo estomago (pelo menos era o que se dizia).

Uma alimentação saudável não se conquista do dia para noite. Estou modificando a minha alimentação há seis anos e ainda me pego cometendo algumas "falhas". É uma mudança constante, de um ganha e perde, mas na conta final quem sai ganhando é vc.

Torcer o nariz e dizer: "Não adianta que não como isso" é realmente não querer mudar. Devagar se introduz frutas, verduras e legumes, aprende novas formas de preparo, sem tantos molhos e cremes.

Mas tem que parar de dizer "Não adianta."

Querer se tornar saudável é o primeiro passo.  E não esperar que tudo mude em 24 horas

Persistência sempre.


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Balanço da Semana


Desde de sexta feira não posto nada. Nem mesmo a pesagem oficial de sábado. Na verdade, minha pesagem não mudou muita coisa: aumentou 100 gramas.

Mas a muito tempo passei da fase do desespero, da jacada e da desistência por este motivo. Se o emagrecimento não acontece, tem inúmeros motivos e os que eu posso controlar, estão sobre controle. Então o que era para fazer, foi feito.

Apesar de tudo ir contra, o único treino que faltei foi de musculação de sexta. Os tiros foram quase impossíveis de serem feitos por causa do tempo seco. E ontem fiz o último treino da semana passada, ou seja, ontem mesmo a rotina de treino já começou.

Esta semana páro tudo na sexta, descanso no sábado para a Maratona de Londrina (prova dos 5km) Meu objetivo é terminar a prova "sem quebrar", ou seja, sem andar. O percurso é trabalhoso com subidas e descidas. Conheço dois trechos dele que fiz no Correr e Caminhar e na Prova do Sesc Londrina. Se nada der certo, o negócio é aproveitar a vista e a brisa no rosto.

Bora que a semana começa. 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ame seu corpo



http://machismochatodecadadia.tumblr.com
Não me diga que é fácil. E nem eu vou dizer para vc que é. Amar vc por ser exatamente como vc é, é um treinamento constante . Vigilância. Porque na vida aprendemos a ser modestos com nós mesmos. Mesmo que esta modéstia seja falsa, se vangloriar é visto como errado. 

Se alguém te elogia e diz "nossa, como vc está bonita hoje!" Somente diga "obrigada" e evite a tentação de completar a frase com ", mas eu ainda preciso emagrecer 10 quilos" ou "são seus olhos, nem maquiagem eu passei hoje!"  Não deprecie e não esconda o que vc tem de melhor.

Interessante, que no momento que eu resolvi escrever este post, uma amiga muito querida, a Ene, me mandou um email lindo com este texto:

Aceitação

“Hoje, sua tarefa especial é: amar a si e aos outros tal como são. Para isso, procure dar liberdade para que sejam e atuem como quiserem. Com amor verdadeiro, mostre o que é correto através de seu próprio exemplo e de palavras de sabedoria. Mas seja capaz de ir além caso os outros queiram seguir o seu próprio caminho. Enquanto existir amor haverá aceitação.” 
Anjo Guardião, Brahma Kumaris

Academia por um Mundo Melhor, Lisboa


Cuide de vc, cuide de quem vc ama, cuide de quem te ama. Espalhe, derrame palavras sinceras de aceitação. Olhe este momento em que odeia seu corpo como o início de um projeto de melhoria. Hoje estou assim, mas como vou melhorar.

Lembro que eu usava muito um expressão: "estou buscando a melhor versão de mim mesma". Não é ser parecido com fulana ou beltrana, mas ser eu mesma, com todos os meus defeitos e contradições.

O trabalho é árduo. Se tem uma coisa no emagrecimento que eu acho difícil hoje em dia é me aceitar como estou e tentar melhorar isso. Mas não é impossível. Requer vigilância. 

Um excelente final de semana!


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Frequencia Cardíaca

Link

A Frequência Cardíaca é o termômetro da nosso condicionamento físico. Quanto menor sua frequencia cardíaca em repouso, melhor seu condicionamento físico.

Não tem como falar em treinamento de corrida, se você não souber qual a sua frequência cardíaca máxima e as zonas alvo de frequencia cardíaca de treinamento.

Primeiro passo: Como calcular sua frequencia cardíaca:

No site do Bem-estar, tem uma matéria sobre o assunto, bem explicadinha. Caso vc tenha vontade e possa comprar, um Monitor cardíaco ajuda muito nos treinos. Bem simples, sem GPS.

LInk

Sabendo medir a frequencia cardíaca o segundo passo é calcular as zonas alvo.  Neste link, você insere sua frequencia cardíaca máxima (o ideal é que seja verificada em um teste específico, mas de maneira geral é 220- idade para homens e 226-idade para mulheres) clica em calcular e terá todas as zonas de treinamento. Abaixo de cada zona, uma breve explicação sobre os objetivos de cada uma.

Treinar com zonas alvo aumenta nossa resistência muscular e nosso "folêgo". Com ela e uma planilha conseguimos diferenciar ritmos necessários ao treinamento.

IMPORTANTE: CONSULTE UM MÉDICO ANTES DE INICIAR UMA ATIVIDADE FÍSICA, PRINCIPALMENTE DEPOIS DOS 40 ANOS.



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Arrume tempo para o exercício

Link
Arranje tempo para o exercício diariamente. 


Falei na segunda sobre meu horário apertado e a academia nas primeiras horas da manhã. Quando a gente quer, mas quer muito mudar de vida, a logística se organiza.  Em todos estes anos de blogs de emagrecimento e de meu emagrecimento e de minha engorda, a atividade física para mim era vista como uma obrigação chata. Uma coisa que eu me obrigava a fazer e tentava gostar.

Em maio, após a recusa do plano de saúde para minha gastroplastia, eu me conscientizei: ou eu mudava de vida, ou iria me arrastar no limbo da obesidade até morrer. Então decidi mudar de vida. Decidi ser saudável.

A atividade física 3x por semana ajuda e muito a sua saúde e seu emagrecimento. Mas eu particularmente acredito, que para mudar de vida, a atividade física tem que ser 6x na semana.  É isso que estou fazendo. Além do meu desafio pessoal de correr, descobri que meus limites são mais altos do que eu imaginava. Subestimei minha capacidade de manter uma atividade aeróbica de alta intensidade, de "puxar ferro" como gente grande e o melhor, subestimei o quanto a atividade física me enche de endorfinas e me faz feliz.

Depois de meia hora de academia ou uns 40min de corrida, me pego sorrindo, falando sozinha, achando a vida mais fácil e simples do que ela é. Meu dia se completa, volto para casa feliz.

E alimentar-se bem, dormir cedo, respirar melhor tornam-se coadjuvantes importantes e necessários ao seu novo estilo de vida, que se encaixam naturalmente. De repente a praça de alimentação e seu Big Tranqueira, o boteco e seu chopp, a balada e a bebedeira não são mais tão legais. Porque aquela sensação boa de rir à toa, se encontra naquele momento em que vc está correndo, andando, fazendo uma aula maluca de academia.

E com o tempo você conhece mais pessoas assim. Que são cheias de gás, de alegria, que adoram acordar cedo e final de semana é sinônimo de longão ou de uma aventura.

No começo necessita de mais disciplina do que vontade. É marcar horário mesmo, largar tudo, deixar a roupa pronta e nem olhar para o sofá porque senão desiste. Procurar o horário certo também ajuda. Eu prefiro fazer minhas atividades pela manhã. Para mim é mais fácil, mais fresco e menos gente na academia. Pulei muito dias de academia por chegar cansada do trabalho. Até que um dia prometi para mim mesma que iria para academia nem que fosse 23hs (aqui ela fecha a meia noite). E fui.

Vambora gente! Quer mudar emagrecer ou mudar de vida? Porque não dá para mudar de vida sentado no sofá! Emagrecer até dá, mas mudar de vida não...

Beijo

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Sua salada

Salada Perfeição, minha especialidade!

Às vezes queremos montar uma salada diferente, cheia de coisinhas, mas dependendo do que você acrescentar o resultado pode ser trágico de tão calórico. Neste link, você pode montar várias combinações de salada e ver quantas calorias tem seu prato. É só arrastar as combinações e clicar em Calcular. Prontinho. Adianto que queijo parmesão não é uma boa pedida...

Quais são as combinações que vc mais gosta na salada? Qual a sua salada preferida?

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Balanço da Semana

link imagem

Já sabem, toda segunda é dia de Balanço

Atividade Física:

100%!! Cumpri todas as etapas do meu treinamento. Segunda, Quarta e Sexta, musculação às SEIS da manhã. Terça, Quinta e Sábado, corrida e planilha. Não conto eu horário de academia para me gabar,mas para dizer que quando queremos, não tem horário ou dia ruim. E para eu estar na academia às seis, acordo às cinco. Tem o remédio para tireoide(30m antes do café) e depois o café da manhã.

Minha série é feita sem intervalo. Depois de um aquecimento rápido na esteira, faço dois aparelhos por vez: um série de braço e corro para uma série de perna. E assim vai. Consigo fazer tudo em 40m. Volto para casa correndo, tomo banho e entro no trabalho as 7:30. Confesso que quando termino as pernas estão bambas haha, mas é bom!

A planilha de corrida da semana passada foi tranquila. Consegui trotar leve sem parar por 30min (1º dia), 40min (2º dia) e 50min(3º dia). Serve para eu ganhar resistência e aprender que não preciso correr até estourar minha frequência cardíaca. Esta semana o bicho pega na planilha. Sobreviverei!

Alimentação:
Esta semana foi meio velocidade cruzeiro, sabe? Tudo redondinho, comendo certo, fazendo um monte de lanchinhos (que para mim ainda são perigosos). Pouquíssimas escapadelas. Nem parecia eu! rsrsrs
Objetivo: continuar desta maneira, mais comer menos lanchinhos de carboidrato e mais de frutas. Agora, como se diz na corrida, é só administrar para continuar emagrecendo.

Eu comigo mesma:
Então, estou muito tranquila. A cada dia encaixo todos os meus afazeres no meu dia. Tudo com horário para começar e terminar, para dar tempo. A ultima que falta é a costura e a  Casa de Fricotes. E esta semana se Deus quiser, eu volto! Não posso esquecer que entro no final de uma cartela de Pílula Anticoncepcional e isto, apesar de não menstruar, influencia muito no meu humor e no meu emagrecimento.


E esta semana então...
- atenção aos detalhes. 
- cuidado com os lanchinhos
- cumprir a planilha e a musculação com toda dedicação
- costurar
-  e curtir muiiiito esta fase boa que estou vivendo.

Bora, gente? 

Boa semana para todos nós!

sábado, 11 de agosto de 2012

Nossos resultados são a soma do nosso compromisso e disciplina

link
Hoje como sempre é dia de pesagem. Ah, esta pesagem de sábado às vezes complica aqui em casa, porque com em vários lares, sexta feira a noite começa o final de semana. Então o povo quer sair, comer fora, dormir tarde e se o cabeção não estiver no lugar, rola uma besteira.

Por isso que eu gosto da pesagem no sábado. Segura o cabeção no lugar. E por isso que não me peso todo dia. Porque todo dia nosso organismo muda, retém líquidos. Uma pesagem por semana nos dá o resultado de 7 dias dando uma folga maior para nós mesmas não nos sentirmos culpadas.

Esta semana eu posso dizer que foi 99,99% PERFEITA. Sabe porque não foi 100%? Porque comi uma torrada com patê de alho (muita maionese) e 2 tabletinho de chocolate 85% cacau mais uma pouco de maionese ontem. Mas quer saber? Que bom que não foi perfeita! rsrsr

Hoje é dia de Balança e não Balanço, bora falar o peso?

91,3
-1kg
Eu mereço, eu aceito, eu agradeço e quero mais!!

A meta é chegar dia 26 de agosto com menos de 90 para correr levinha levinha os 5k da Maratona de Londrina. Para quem estava em abril com 105 tá é bom demais!!

Bom final de semana!!

Beijos!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Toda dificuldade é inversamente proporcional ao seu desejo

Mulher de 30

Vocês se lembram quando estudamos grandezas diretamente e inversamente proporcionais em Matemática.? Quando dizíamos que "tal coisa é diretamente proporcional a outra coisa", queria dizer que quanto maior fosse uma, maior seria outra. E inversamente? Quanto mais uma crescesse, outra diminuiria.

Explicado isso, vamos explicar a frase acima. As grandezas são DIFICULDADE  e DESEJO. E são inversamente proporcionais. Ou seja, quanto maior uma, menor a outra.

Qual o tamanho do seu desejo? Da sua motivação? Do seu querer? 
Qual o tamanho das dificuldades que "aparecem" no caminho?

Tudo nesta vida acontece quando desejamos, projetamos e executamos este projeto. E quanto mais queremos algo, mais "fácil" ele se torna. Encontramos soluções para tudo: a marmita feita no dia anterior, a roupa de ginástica pronta para quando chegar do trabalho, o tênis parcelado em 5xs no cartão. O mundo cai em sua volta e naquele determinado momento vc sai e cumpre sua planilha. Nada pode te impedir.

Daí vc deve estar pensando o seguinte: poxa, duvido que alguém tenha mais vontade do que eu de emagrecer. Pode ser, mas o quanto desta vontade vc está executando?

Porque desejo e vontade todos podem ter, mas colocar isto em prática e pronto a PAGAR O PREÇO são poucos.

Porque ainda não inventaram uma alimentação cheia de gorduras e carboidratos que emagrece e nem um sofá que queima calorias.

Todo momento é momento de colocar o desejo na prioridade do dia para que a dificuldade diminua. Todo dia e toda hora é hora de começar.

E se lá no final, o resultado não é o esperado, você ainda tem a felicidade da Consciência Tranquila e pode dizer: "Eu fiz tudo que poderia ter feito e da melhor maneira possível. E se continuar fazendo, o resultado virá"

Um beijo e bom final de semana!


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Meu tênis e teste da pisada

Meu Mizuno Wave 13 no seu "batismo" de grama e barro.
Não sei se todo mundo sabe, mas eu sou Fisioterapeuta por formação. Sou da turma de 1993 da UEL. Adorava Biomecânica na faculdade. Bom, minha vida tomou outro rumo, mas como minha mãe diz, conhecimento não toma espaço e nunca se vai totalmente. Um dia vc vai usar o que aprendeu. E hoje eu uso este conhecimento nos meus treinos.

Bom, quando resolvi voltar para alguma atividade física, eu tinha um Adidas de 2009! E olha, ele não estava guardado. Já tinha rodado muito. Mas comecei com ele mesmo. Resultado? Dores nas articulações, principalmente dos joelhos. Então chegara a hora de trocar. Mas qual comprar?

Tênis hoje em dia, é tão difícil de comprar como acertar na Mega sena. São vários modelos, para várias modalidades, várias distâncias, masculino, feminino, minimalista etc.. Vamos falar de tênis de corrida, ok?

O primeiro passo é saber qual é sua pisada. Pisada é maneira como seu pé toca o solo. Existe uma espécie de engrenagem no nosso corpo de músculos e articulações de quadril, joelho e tornozelo que determinam como seu pé toca o solo e como este toque vai influenciar estas mesmas articulações e músculos. Basicamente, são 3 pisadas: 

LInk

Existem clínicas de fisioterapia especializadas neste diagnóstico. Sempre é bom buscar um especialista para a confirmação do diagnóstico. Mesmo assim, dá para se ter uma ideia (não certeza) de como é sua pisada:

1º Observe seus sapatos. Principalmente aqueles mais usados. Onde eles estão mais gastos? Eu tenho sapatos que entortaram para dentro (minha pisada é pronada).

2º Teste do pé molhado: estenda um papel craft no chão, molhe levemente o pé e pise no papel como se fosse um carimbo. Assim, usando a figura acima, vc pode ter mais uma ideia de como é sua pisada. Este teste pode dizer um pouco mais sobre sua impressão plantar, os pontos de maior pressão e o de menos, mas é uma avaliação fisioterápica que te pode dar estes detalhes.

3º No site da Mizuno, vc encontra um teste para pisada. Ele é auto-explicativo. No final, ele dá sua possível pisada e indica um tênis da marca que combina com ela.

Você também pode entrar no site da Procorrer e ver vários modelos de várias marcas diferentes de acordo com o seu  tipo de pisada

No site da Revista Runners tem um guia do tênis 2012 que leva em consideração mais dois itens importantes: quilometragem de treinos e seu IMC


O grande problema na compra de um tênis é a desinformação por parte de sites e de lojistas físicos. Rodei minha cidade procurando um tênis e quando perguntava se tinham tênis para pisada pronada eu juro que ouvia um grilo na cabeça do vendedor. Infelizmente não estão preparados.

Então, informe-se muito antes de comprar um tênis. Adquira o melhor que seu bolso pode comprar. Nas lojas virtuais eles costumam custar mais barato que nas lojas físicas, mas algumas pessoas, como eu, gostam do último teste, a prova. Você pode escolher seu tênis, provar na loja e se quiser, comprar no site. É bom comprar um número maior, para sobrar um espaço para seus dedos e para meia que geralmente é mais grossa.

Lembre-se, somente um profissional habilitado pode confirmar sua pisada. Se mesmo com todos os testes, e a troca de tênis você continuar com dores, procure um médico e um fisioterapeuta especializado.

Nunca estreie um tênis em uma prova ou naquela semana. Tênis tem que ser amaciado para se adaptar ao seu pé e seu pé a ele.

Tênis tem quilometragem rodada sim. Em torno de 300 a 500km vc tem que trocar. Se for um atleta maratonista, mal dá para 3 meses rsrs

Para finalizar, um video do Correria, um grupo de corrida da RBS de Porta Alegre que traz sempre muitas informações de maneira descontraída:


Obrigada Josa Junior pela dica!

Espero que gostem1

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Compensação Muscular e Lesões articulares




Normalmente o foco é parte estética, mas é de extrema importância tratar deste assunto, pois cada vez mais alunos se lesionam por ignorar certas instruções dadas pelos professores ou por professores que ignorar certos princípios na hora de montar um programa de treinamento.

Muitos alunos chegam na academia, achando que é um restaurante, onde o professor de musculação é o garçom. O aluno vai até o professor e começa a falar oque ele quer fazer e oque ele não gosta de fazer, onde ele quer focar mais e onde quer focar menos, tipo "faça seu pedido que eu estou anotando" rsss.

Mas poucos tem conhecimento de que nosso corpo tem que ter um equilibrio muscular para que ele funcione de maneira eficaz. Exite uma nomenclatura dada a músculos com funções opostas, chamamos de "agonistas e antagonistas". Enquanto um músculo faz o movimento, o outro freia o movimento, enquanto um músculo faz força pra flexionar uma articulação o outro faz força para extender.

Ao montar um programa de treinamento, nem sempre o correto é passar aquilo que o aluno quer,e sim oque é bom pra ele.

Um trabalho focado em quadríceps sem uma compensação de posteriores de coxa pode gerar lesões de joelho, um trabalho exagerado de peitoral sem compensar com trabalho de dorsais pode gerar lesões de ombro, extensão de punho e flexão de punho, abdome e coluna lombar,no caso das mulheres que não gostam de treinar membros superiores, pode-se evitar uma lesão em alguns exercícios de pernas que necessitam de uma musculatura do tronco forte, como é o caso do exercício Agachamento por exemplo. Entre vários outros motivos, devemos trabalhar nosso corpo por igual.

Lembrem-se da importância de seguir uma planilha de treino organizada, não treine por conta própria, e evite fazer somente os exercícios que você gosta.



Gente, atividade física não é brinquedo. Procurar um bom profissional de Educação Física e acreditar nele é super importante. Não dê as costas para o que ele diz. Se for 10 repetições, são DEZ repetições, não vinte ou cinco. 

Não se esqueça de intercalar as atividades físicas. Não faça musculação e corra todo dia por exemplo. Segunda, quarta e sexta eu faço musculação. Terça, quinta e sábado, eu corro.

Malhe tudo que seu instrutor mandar, alongue sempre e nunca superestime sua capacidade física. Não deixe para depois aquela dor insistente no joelho. Consulte um ortopedista se ela persistir. Saia sim da zona de conforto, mas com responsabilidade.

Bora se mexer?

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Meus chás

minha "pequena" caneca com chá de oliveira
Sou uma "Maria-Chazeira" de marca maior. Mesmo sem pensarem emagrecimento já era conhecida no trabalho pela minha garrafa preta com chá de hibisco, terror da turma do café que sempre pensa que ali tem um "pretinho".

Aprendi a tomar hibisco da outra vez que emagreci. Gorda ou magra, ele se tornou comum aqui em casa. Gelado ou quente e sempre sem adoçar. Desta vez, quando comecei com a assessoria da , ela me sugeriu colocar gengibre no chá. Comecei colocando um pedaço de uns 2cm e hoje meu pedaços tem uns 5cm rsrs Adoro!

O gengibre tem que ser picado em pedaços médios e colocados na água antes de ferver. Quanto mais tempo ele ferver com água, mais gosto pega. Já o hibisco (ou o chá de oliveira, ou chá de qualquer flor ou folha desidratada) tem que ser colocado na água após desligar, abafar e esperar alguns minutos para coar.

Mas para quê tomar estes chás?

No meu caso, ele substitui o café doce do trabalho e a vontade de comer algo fora de hora. Aquece meu estômago. Lógico que tem suas propriedades medicinais e de emagrecimento. O gengibre é um poderoso termogênico e acelera o metabolismo. O chá de Oliveira é diurético e combate a gordura abdominal. O Hibisco também.

Eu tomo mais chá no trabalho do que em casa. É um ritual: chego no trabalho, limpo minha mesa, guardo a bolsa e já pego minha garrafinha de água e minha caneca para o chá. Encho os dois e vou para computador trabalhar. De manhã chego a tomar até 3 canecas daquelas.

Só não deixe muito perto do teclado. Meu teclado deu perda total semana passada depois que derrubei uma xícara inteira de chá nele...

É bom deixar claro que nenhum chá pode te emagrecer sem uma alimentação de baixa caloria e atividade física. Ele é um coadjuvante que junto com outros fatores te ajuda a emagrecer.

Você tem um chazinho de sua preferência?

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Balanço da semana e Objetivos


Hoje é dia de contar como foi a semana, quais foram os resultados etc..

Atividade Física:
Cumpri todos os meus objetivos. Até terça,apesar de ter um tido programado, minha atividade física estava meio solta. Conversando com a Rô, chegamos a conclusão que estava na hora de organizar os treinos para evoluir. Segunda fiz uma caminhada bem longa  (7 km intercalando com algumas corridinhas) . Na terça, minha vida foi enrolando, enrolando e consegui chegar na academia depois das 20hs (uma tortura para mim)
Quarta, foi o dia dos tiros na esteira. Para quem não sabe, é um revezamento entre corrida bem rápido, corrida leve e caminhada. Uma delícia de fazer! Quinta, voltei para musculação (de noite!!) e recebi uma planilha da Rô. Sexta, 50min leve (FC entre 50 a 60%) seguindo bonitinho a planilha. Sábado, descanso porque domingo foi de Prova Ouro Verde.

Alimentação:
Por duas semanas, minha alimentação foi um desafio. Levantei muito cedo, não consegui almoçar em casa e daí já viu, se come o que tem. E geralmente o que tem é muiiiito bom e calórico. Mas o que fez diferença esta semana, foi a disciplina com relação ao meu bentô e meu chá. Todos os dias levei para o trabalho uma sacolinha com frutas, castanhas ou uma bolachinha light. Não tomei café no trabalho porque é adoçado. Fora balas, doces, salgados que sempre passam por ali.

Eu comigo mesma:
Eu acho que o amadurecimento desta vez é muito maior do que quando emagreci em 2009. Perto de 2005, nem se fala. Algumas coisas que me atrapalhavam emagrecer, hoje tiro de letra. Estou mais flexível, menos irredutível nas minhas convicções. Isso me deixa mais leve, mais tranquila para tentar e errar.

E esta semana como será?
A ideia é seguir a planilha a risca, 3 dias de corrida e 3 dias de musculação (já que não tenho prova no domingo) A alimentação também tem que ser o mais enxuta possível. Minha próxima prova será dia 26 de agosto e com algumas subidas feias. Então quanto mais treinada e mais leve eu estiver, melhor.

Também tenho um objetivo pessoal de organizar o máximo minha vida. Vamos ver...

Boa semana a todos

domingo, 5 de agosto de 2012

Prova Ouro Verde

Vou começar com uma frase: "Eu fui lá para treinar, ajudar e me divertir". Só para vcs entenderem que meu grau de frustração não foi maior do que possa parecer.

O primeiro obstáculo desta prova foi o local de retirada do número e chip: simplesmente o maior shopping popular no centro de Londrina no primeiro sábado antes do dia dos pais. Imagine estacionar e andar neste shopping.

Chegamos cedo, animados e foi muito legal ver o Corpo de Bombeiros aquecendo e participando da prova


Corrida em Londrina sempre é festa. Acho que a maioria é desencanado com o tempo, tá ali para acompanhar uma amiga, ou tá começando a correr. O povo senta, conversa, dança, tira foto. Tem famílias inteiras com crianças e carrinhos de bebê. Equipes de ciclismo, de corrida com staff completo e aqueles mais simples. Vc se distrai com tanta gente diferente que quando vê, tá na hora de ir para a largada. Lógico que tem os que se aquecem, se concentram e são atletas.

A prova começou com uns 15min de atraso. Sem um locutor. Eu acho que deu defeito no microfone. Mas tudo bem, não deu defeito na sirene então tá bom.

Prometi para mim mesma correr em menor velocidade para manter um ritmo em que não precisasse andar. Prometi, mas não cumpri. Logo no começo me empolguei com o Corpo de Bombeiros que largou atrás de mim e veio com tudo e cantando. Gente, que delícia de acompanhar. Mas logo eles foram e comecei a caminhar porque a Frequência Cardíaca tava lá em cima. Minha caminhada foi super rápida, não me permitia a caminhar devagar. 


E assim eu fui... Claro que lá atrás. Só senti falta da companhia do SAMU que não acompanhou a prova :-(



Adoro a UEL. Vcs estão vendo quanto verde? A UEL foi construída em plena ditadura militar e para evitar as "confusões estudantis" ela foi construída longe do centro da cidade e com os Blocos bem distantes um do outro. O Bloco das Ciências Biológicas fica de um lado e o das Humanas do outro. No meio, fica as Exatas. Acho que eles pensavam que o pessoal das Exatas eram "nerds" demais e não queriam confusão rsrsr Por isso de toda esta área verde. Lembro que eu atravessava o Calçadão de mais ou menos 2,5km em menos de 25min para chegar para outra aula.. Tudo muito longe e lindo.

Mas depois deste devaneio, voltemos a prova. O km 2,5 seria depois de uma descida (e lógico subida para voltar), mas não sei quem marcou, mas marcou errado. Para ajudar, faltou um fiscal e um tapete de verificação lá embaixo

Olha a foto provando que fomos até o final.
Desceu? Agora tem que subir! E que subida!! Foi ótimo para sentir um pouco como vai ser a subida da Maratona de Londrina.


Estas duas do meu lado foram minhas companheiras. Rimos muito, fizemos todo percurso juntinhas. Muito gente boa.

E foi assim, Pertinho do final, meu marido estava me esperando no pórtico e eu ouvi um assovio. Ele apontou para o cronometro: Muito, mas muito abaixo do que faço normalmente. Não pensei duas vezes, deu um sprint como nunca tinha dado. hahaha

Toda feliz desligando o cronometro...
Mas felicidade de pobre dura pouco. Na hora que fui desligar o GPS, conferimos que a distância foi bem menor do que 5km (4km). Fora o povo que cortou caminho porque não tinha ninguém lá embaixo para conferir e anotar os números dos corredores.

Mas tudo ótimo! Corri, treinei, me diverti e ajudei o teatro. Não importa a distância, ou tempo. Peguei minha medalhinha (bem inha mesmo) e vim para casa



Resumindo: valeu! Valeu a diversão, a companhia, o percurso diferente e gostoso. Vou tentar fazer ele novamente outro dia e completar km faltante. Fiz uma regra de 3 simples e descobri que fiz o mesmo tempo que Maringá, sendo que Maringá foi um percurso plano e mais fácil que este.

Para quem entende um pouco de Pace, Altimetria e estas coisas e quiser dar uma olhada no percurso, está aqui.

Beijos e amanhã tem o balanço da semana.
Vai perder?

sábado, 4 de agosto de 2012

Bora saber o peso?


Estou acordada desde das cinco e meia. Marido acordou para ver as Olimpíadas e eu vim no vácuo. Assistimos o Triatlhon com uma final emocionante, Pistorius ficando em segundo lugar na bateria dele 

Hoje é dia de pesagem. É só um número. Mas significa né?

Mas antes, uma foto minha. Antes, na prova do Sesc dia 01 de julho com 96,8kg. Depois, esta semana, antes de ir para o trabalho com a mesma camiseta.

Se vc não emagreceu correndo, favor rever o que vc come.


Então vamos lá:

92,3kg
-1.200kg
Eu mereço, eu aceito, eu agradeço e quero mais!

Reclamar? Para quê?

Este mês eu emagreci 4,5kg. Olhando a foto acima parece que foi mais. Na verdade, o resultado na balança é uma equação entre ganho de massa muscular e perda de gordura. Quando praticamos uma atividade física de maneira regular, a tendência é o ganho de massa magra que pesa na balança, mas não ocupa espaço...

Tenho algumas semanas ruins na minha vida. Nem tudo são flores. Tem dia que quase não dá tempo para tudo, tem dia que quero devorar um elefante. Mas tem que levar um dia de cada vez. Já dizia o escritor de livros de auto-ajuda: resultados se obtém enquanto os outros dormem. Ou no meu caso, enquanto os outros descansam ou comem.

Passei a semana inteira acordando as cinco para dar conta dos compromissos. E quando chegava a noite não queria ir para a academia (ODEIO academia a noite), mas ia. Era apenas 1 hora de "sofrimento" (porque nem tão ruim é assim). É o compromisso de vc com vc mesma. E se vc mesma não se cobrar, quem irá fazê-lo?

E amanhã corro de novo! rsrs

Prova Ouro Verde

Quem me acompanha no twitter e no Face pode se lembrar do incêndio que destruiu o Cine Teatro Ouro Verde, aqui de Londrina em fevereiro deste ano. Desde então, a comunidade tem se mobilizado para arrecadar dinheiro para reconstrução. A UEL, que é administra o Teatro, está promovendo esta prova para ajudar na reconstrução e claro, incentivar a prática de corrida de rua. O percurso é razoavelmente leve (para a cidade de Londrina é levíssimo, porque aqui tem muitas subidas e descidas) e dentro do Campus da UEL (é a USP dos londrinenses) então, a ideia é ir para ajudar o Teatro e se divertir. Marido vai de pipoca comigo. Ele e meu filho estão pegando gosto pela corrida e isso é para lá de bom!

Então é isso! Amanhã eu conto como foi . 

Um bom final de semana! Have Fun!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Uma campeã entre nós

Gostaria de compartilhar este texto lindo da Aline do Ugly Before. Espero que gostem e lá embaixo eu coloco minhas considerações:





Uma campeã entre nós

No último domingo uma menina que malhava na mesma academia que eu ganhou uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres. Parece mentira, né? Mas passou na televisão e o Brasil inteiro viu a Sarah Menezes ser a primeira mulher a conquistar um ouro olímpico no judô. Sempre todo mundo criticou o fato dela nunca ter saído de Teresina pra treinar num lugar melhor - aqui a Sarah não malhava em aparelhos de última geração, não corria numa esteira super moderna e nem tinha a sua disposição um staff de profissionais do esporte.  Enquanto para muitos isso poderia ser uma justificativa perfeita para o fracasso, para ela foi só mais um detalhe na trajetória. Uma lição pra quem (eu?) vive inventando desculpas para não dar o melhor de si. E como bem disse o ídolo Steve Prefontaine: "To give anything less than your best is to sacrifice the gift".

Eu estou cansada de ouvir "Ah, eu já tenho 40 anos, não dá mais pra ~aprender~ a correr", "Eu não tenho tempo pra malhar", "Eu tô muito gordo para começar uma atividade física", "Tá muito frio" e o clássico "Tá quente demais!". Claro, estou cansada de falar também. Eu vivo dizendo que tô velha demais pra aprender a nadar. E eu sei que é uma mentira deslavada que eu invento só pra fugir de uma piscina cheia de crianças. Sim, crianças são cruéis e eu tenho medo de ser bullynada por elas! (hahaha). Tem gente que diz que a musculação não dá resultado porque a academia é pobrezinha ou diz não conseguir fazer dieta porque a feira fica mais cara com produto diet e light. E eu nem estou falando de ganhar uma medalha de ouro numa Olimpíada, mas simplesmente de não desistir.

Parece que desde pequeno nós vamos sendo ensinados que a grandeza é para poucos - a menina mais bonita que foi eleita "miss alguma coisa"ou o menino que passou em primeiro lugar no vestibular - sem perceber quão amplo é o conceito de grandeza e quantas possibilidades existem nessa palavrinha. Desistimos antes mesmo de tentar. E assim vamos nos conformando com alguma versão obsoleta de nós mesmos. Bom, a vitória da Sarah serve como um recadinho: Não desista. Afinal, se dá pra ser campeã olímpica comendo brigadeiro de colher, o que você sonha não deve ser tão impossível assim.

(grifos meus)
-x-x-x-

Não é lindo? Passamos a vida cheia de desculpas, ou tá muito quente, muito frio, muito caro, muito barato, ou não tenho tempo ou tô muito velha. Segunda eu começo e segunda eu começo.

Até quando? Até quando esperar para ter sua vida de volta?

Aproveite o final de semana para fazer algo por você: uma comida mais leve, um passeio no parque, andar de bicicleta.

Amanhã é dia de pesagem! 

Boa sexta!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Quero correr, como começar?




Muita gente tem vontade de correr, mas não sabe como se preparar. Ou, então,  falta aquela forcinha pra começar de uma vez. As corridas de rua  têm atraído cada vez mais adeptos para esse esporte. Um exemplo são as corridas do Pão de Açúcar que, nos seus 19 anos, já reuniram mais de 700 mil atletas, e também atletinhas, já que as crianças também podem participar.

E você? Quer se iniciar? O profissional de educação física Fábio Medina ensina um treino para quem nunca correu antes. Confira:

1 Visitinha obrigatória ao médico
Você não pode, simplesmente, pegar o seu tênis e sair correndo por aí. É muito importante passar por uma avaliação médica e explicar que o seu objetivo é começar a correr. “O teste de esforço (aquele exame em que você caminha na esteira com eletrodos) é a única maneira de medir com segurança quais são os limites de cada um no começo da prática”, explica Fábio. Além do médico, é importante fazer os treinos acompanhado de um professor, que pode ser um personal trainer ou profissional da área.

2 Escolha o melhor percurso
Os primeiros passos devem ser feitos em um terreno plano (como grama, terra batida ou asfalto) que oferecem mais conforto à musculatura e menor impacto. Também é bom evitar trajetos com muitas subidas e descidas. Ou seja, se o visual da praia é irresistível, é melhor ir pelo calçadão do que pela areia. 

Comece caminhando
 Durante as três primeiras semanas, o exercício deve ficar só na caminhada. “Para quem vai começar do zero, a caminhada oferece mais segurança. O ideal é ganhar ritmo e resistência com risco mínimo”, indica o personal. 

4 Intercale caminhada e corrida
A partir da quarta semana, já dá pra sentir o gostinho da corrida. Esse período é chamado de “introdução à corrida”. A ideia é correr, caminhar, correr, caminhar.... Aumentando o tempo de corrida até você sentir que já consegue fazer todo o percurso só correndo.

5 Busque motivação
Ter um companheiro de corrida faz toda a diferença, segundo Fábio. Correr em grupo, então, melhor ainda. Outra maneira de não desistir é se inscrever em corridas de rua. O Pão de Açúcar organiza várias ao longo do ano para incentivar a prática esportiva (tem até para crianças!). 

6 Mantenha o ritmo
“O segredo para começar a correr sem problemas é regularidade”, ensina Fábio. O ideal é correr, no mínimo, três vezes por semana. Mantendo esse ritmo, em três ou quatro meses de treino você já pode tentar fazer circuitos de corridas de até 8km. Corridas com mais de 10km exigem, no mínimo, seis meses de preparo. Separe seu tênis favorito e boa corrida!




Um belo dia assistindo "Quilo por Quilo" (Discovery Home & Healthy às segundas às 19hs) vi que aquela rotina caminhada e RA não me levariam a nada porque eu queria (e quero) muito mais. Para todos os participantes, Chris Powell pergunta "está preparado?" E sempre escutamos um SIM com muita convicção. Neste dia perguntei para mim mesma: "está preparada?" Silêncio. Não gostei nada de ouvir o silêncio em minha cabeça...

E daí que eu tinha engordado um quilo durante a primeira semana de RA (não gosto desta sigla, mas depois eu explico), estava muito triste e achando que não iria a lugar nenhum. Desabafei na terapia e na volta disse: é tudo ou nada e é AGORA. Fui para casa e nem entrei. Fui direto à academia que é a menos de 300m  (!!!) de casa e me matruculei. Meu objetivo: correr.

Nem preciso dizer que ver as meninas (principalmente a ) participando de provas e aquele clima todo de festa me inspirou. Mas antes de tudo, a corrida se tornou meu desafio pessoal. Algo que fiz muito pouco na minha vida, ou quase nada...

Mas como uma sedentária chega a corredora? Primeiro com muita paciência e disciplina para não atropelar fases. Ninguém aprende a andar sem antes engatinhar. Ninguém corre sem antes andar.

A dicas acima valem muito a pena. Acrescento mais uma: PACIÊNCIA! Paciência para não atropelar os treinamentos e se machucar.

E não pense que ao cruzar o pórtico na sua primeira prova o trabalho estará feito. Muito pelo contrário, ali é o início de outra etapa. Porque o aprendizado nunca acaba. 

No mais, aproveite a vista, o vento no rosto e a endorfina que só nos faz bem!