segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Vamos lá? Hora de continuar...


Bom recomeço para quem recomeça hoje. Como ontem não foi dia de estripulias, então eu continuo, não recomeço. Isso é muito bom. Por muitos e muitos finais de semana, parava tudo na sexta a noite e retomava na segunda de manhã... muitos dias perdidos. Mas isso é treino, disciplina e persistência. Como tudo na vida. Fui eliminando a sexta a noite dos dias de jacada, depois os sábados até o almoço, depois sábado o dia todo.. etc...Devagar a alimentação regrada se torna mais importante do que aquela sobremesa com muita gordura e açúcar.

Mas voltando, hoje é dia de balanço. Esta semana aconteceu de tudo. Tudo que vc possa imaginar. Iniciei a semana no dermatologista por conta de uma Dermatite de Contado que nem sei bem como começou, mas ficou feia. Fez até bolhas. Saí do dermatologista com uma receita de uma injeção e uma pomada de corticóide... Perfeito, só que não...

Sabia que o corticóide faria meu peso variar e muito. Dito e feito. Meu peso subiu e desceu esta semana como uma montanha russa. Para ajudar, a cartela de comprimido acabou. Nunca tive um bom resultado nestas semanas de fim de cartela. Mas é o que tinha para a semana.

Me restou fazer a minha parte que era me alimentar adequadamente, fazer meus exercícios, beber muito chá e água e esperar o final de semana. E assim fiz. Me sinto recompensada por isso. Dois quilos e duzentos a menos na balança com todas estas turbulências foi muito bom.

Devo este resultado também ao plano alimentar da nutricionista. Noto que houve uma redução de sódio mesmo "sem querer" e mesmo assim continuo me alimentando super bem. Houve um equilíbrio de proteínas carbos e gorduras, coisa que eu já não estava conseguindo sozinha. Por isso recomendo uma visita a nutricionista, principalmente quando sentimos a coisas empacar. Outra maneira que o sódio baixou no meu organismo, foi evitando o refrigerante zero (não tomei nada em 10 dias) e preparando minha comida. Quando almoçamos fora, corremos o risco de aumentar o consumo de sódio por não sabermos o quanto de sal teve no preparo.

Como disse,  semana passada eu fiz o teste de bioimpedância. Para quem perguntou, tem uma explicação sobre ele aqui. Eu ainda não peguei o resultado, mas minha nutri deu uma prévia:

 "... em relação aos resultados dos 91,4 kg (34,8 kg é gordura o restante massa magra ) ou seja o ideal seria 18 kg, tendo um excesso de 17 kg. Sua meta é de 0,60 kg por semana ( 2,400 kg mês )".

Na quarta passada eu estava com este peso na balança dela. Fiz as contas e este 34,8kg significa 38% de gordura corporal.  Muito alto! Na ultima avaliação da academia deu 27%. São dois métodos diferentes, mas eu tendencio a acreditar no método da nutricionista. Por isso a mudança de desafios.

Vamos lá:

Como escrevi neste post, meu desafios até dia 07 de dezembro eram:
--> emagrecer mais 15 quilos
--> % de gordura próximo aos 20%
--> sub 40 para 5km



Bom, emagrecer 15 quilos, se tornou "emagrecer 13,700kg". Mas eu não tenho mais 14 semanas e sim 12 semanas, e isso me dá objetivo semanal apertado de 1,200kg... Impossível? Não, não é, mas disciplina acima de tudo!

A porcentagem de gordura será a grande mudança no meu desafio. Porque a gente se desafia a coisas difíceis, mas coerentes. Minha massa magra hoje é de 56 quilos mais ou menos. Se eu mantiver minha massa magra (coisa meio complicada, ela pode aumentar ou diminuir) e chegar ao peso de 75 quilos, terei 19 quilos de massa gorda (ainda!) e 25% de gordura corporal. Veja bem, isso tudo são contas e mais contas, hipóteses e mais hipóteses, nada no corpo humano é exato. Então, o objetivo será, primeiro sair dos 30% de gordura e depois, chegar mais perto de 25%.

Sub 40 para os 5km continua de pé. Esta semana a planilha começou. Se alguém quiser dar uma olhada, é esta aqui

Correções feitas, a hora é pegar pesado. E com gosto.

Para terminar vou deixar uma foto da ultima caminhada de um grupinho aqui de Londrina que se conheceu no face:


Trocamos ideias sobre a atividade física, sobre alimentação, desabafamos, rimos muito. Além do coco gelado e da caminhada, é claro.  Adoro isso!

Beijos e boa semana!!

6 comentários:

  1. Oi Valérie,

    nota-se que estás bem centrada e focada no teu propósito. Vais ter um aliado nesse processo: conforme perdes peso, a corrida fica melhor. E, se corres mais, queimas mais --> perdes peso mais fácil. Só não esquece de que o que queima é o tempo que corres, de preferência acima de 45min, e não a velocidade.

    Tenho certeza que até dezembro vais estar com o peso que queres.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ter um grupo e amigos que te apóiam faz toda a diferença. Faço parte de um grupo de amigas no facebook em que trocamos informações sobre dieta, receitas, atividade física e notícias relacionadas ao bem-estar e um estilo de vida saudável. Não há cobranças, mas é impressionante como me ajuda a ser mais saudável no dia-a-dia.

    Estou torcendo para que você atinja seus objetivos e se precisar de uma forcinha, conte comigo! :)

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, 'as contas' deles são diferente, não te estressa muito, né ?? Beijo e vamos que vamos.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    É engraçado como esse teste de bioimpedância assusta a gente. No meu deu 31,80 de gordura corporal e 26,40 de peso de gordura com um IMC de absurdos 30,40. Quase endoideci porque não sabia que havia tanta adiposidade em mim. Agora é caprichar, sair do trote e partir pra corrida, mas a minha evolução está tão lenta. Por isso passei aqui para me motivar um pouco mais, Amiga Pura Inspiração.
    Tenha uma semana absurdamente felizzzzzz!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. O teste de bioimpedância é SEGURAMENTE muito mais preciso do que as medições com adipômetro na academia. Eu, por exemplo, acumulo muita gordura nas coxas, especialmente na parte superior. O local na perna que é utilizado para medição com o adipômetro tem pouca gordura, que é na lateral da coxa bem em cima do músculo, mais perto do joelho. A minha porcentagem de gordura sempre dará mais baixa do que realmente é, justamente porque onde eu mais acumulo gordura fica de fora da medida.
    Então, se o objetivo é alcançar uma certa taxa de gordura corporal, sugiro que se baseie na bioimpedância e esqueça o resultado da academia, que de preciso não tem nada.
    Esta semana também fiz bioimpedância. Emagreci 10 kg em relação à última. Destes, 7 foram de banha mas perdi 3 de massa muscular, mesmo fazendo musculação. A instrutora me recomendou diminuir repetições e aumentar carga. E o medo de ficar musculosa? rsrsrsrs. Não é fácil, rs.
    Bom, boa sorte pra você. Dá gosto de ver a empolgação.
    Keep going!
    Bjs, Mari.

    ResponderExcluir
  6. Ótimas metas Valerie!

    Penso muito parecido com você quando o assunto é percentual de gordura. Faço um acompanhamento mensal com o nutricionista e lá tem a balança com bioimpedância. Também estou em busca dos 20% também.

    Minhas metas ainda estão em cima do IMC, mas sei que o que importa mais é o percentual de gordura. O problema é que o acompanhamento por é mais complicado.

    Bom, desejo sucesso aí para você.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.