terça-feira, 7 de agosto de 2012

Meus chás

minha "pequena" caneca com chá de oliveira
Sou uma "Maria-Chazeira" de marca maior. Mesmo sem pensarem emagrecimento já era conhecida no trabalho pela minha garrafa preta com chá de hibisco, terror da turma do café que sempre pensa que ali tem um "pretinho".

Aprendi a tomar hibisco da outra vez que emagreci. Gorda ou magra, ele se tornou comum aqui em casa. Gelado ou quente e sempre sem adoçar. Desta vez, quando comecei com a assessoria da , ela me sugeriu colocar gengibre no chá. Comecei colocando um pedaço de uns 2cm e hoje meu pedaços tem uns 5cm rsrs Adoro!

O gengibre tem que ser picado em pedaços médios e colocados na água antes de ferver. Quanto mais tempo ele ferver com água, mais gosto pega. Já o hibisco (ou o chá de oliveira, ou chá de qualquer flor ou folha desidratada) tem que ser colocado na água após desligar, abafar e esperar alguns minutos para coar.

Mas para quê tomar estes chás?

No meu caso, ele substitui o café doce do trabalho e a vontade de comer algo fora de hora. Aquece meu estômago. Lógico que tem suas propriedades medicinais e de emagrecimento. O gengibre é um poderoso termogênico e acelera o metabolismo. O chá de Oliveira é diurético e combate a gordura abdominal. O Hibisco também.

Eu tomo mais chá no trabalho do que em casa. É um ritual: chego no trabalho, limpo minha mesa, guardo a bolsa e já pego minha garrafinha de água e minha caneca para o chá. Encho os dois e vou para computador trabalhar. De manhã chego a tomar até 3 canecas daquelas.

Só não deixe muito perto do teclado. Meu teclado deu perda total semana passada depois que derrubei uma xícara inteira de chá nele...

É bom deixar claro que nenhum chá pode te emagrecer sem uma alimentação de baixa caloria e atividade física. Ele é um coadjuvante que junto com outros fatores te ajuda a emagrecer.

Você tem um chazinho de sua preferência?

20 comentários:

  1. EU TB ADOTEI O CHÁ NA MINHA VIDA,COISA Q ANTES NÃO TINHA.EU COMPREI O CHÁ VERDE EM FOLHAS DESIDRATADAS,MENINA COLOQUEI UMA COLHER DE SOPA,QUANDO ERA SÓ UMA COLHER DE CAFÉ,PEEEENSE NUM CHÁ FORTE E AMARGO KKKKKKKKKK MAS TOMEI TODO \O/
    BEIJOS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, realmente chá verde é complicado. Uma colher de sopa faz um litro ou mais.

      Um beijo

      Excluir
  2. derrubei cha na minha mesa ontem!kkk

    cha verde nao vai!cha branco nao me engana, hibisco enjoei...pra nao dizer que nao tomo cha, vou nos mates com alguma coisa.

    oliveira é bom?ce faz de matinho ou sachê?

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom sim Paula, tomei com gengibre, puro não sei. Eu faço de matinho.

      Excluir
  3. Adoro chás, quentes ou gelados, e tomo todos os dias várias xícaras: hortelã, maçã, frutas vermelhas, erva doce, capim limão, amoooo. Meu favorito é chá preto Earl Grey, mas esse eu tomo só uma xícara ao dia. Também nao deixo faltar gengibre aqui. Valérie, tu viste a receita de TCHAI LATTE que postei no FB? Eu tirei da internet e tenho feito uma ou duas vezes na semana. Muuuito bom!

    beijoooooo

    ResponderExcluir
  4. Ai, não consigo tomar chá de boa vontade. Os únicos que descem são de hortelã e abacaxi.

    bjim

    ResponderExcluir
  5. Adorooooo um chazinho! Ele é presença sagrada aqui em casa diariamente, além de ajudar a desinchar, tira a vontade louca de doces ;)
    Beijãoo querida

    ResponderExcluir
  6. Hum, adorei a dica do gengibre no chá de hibisco. Estou tomando este chá tem uns 10 dias, mas só consigo tomar quentinho mesmo.Vou fazer já!bj

    ResponderExcluir
  7. Perfeito... Ah eu não consigo tomar chá.... Já tentei tomar chá verde e não consigo... Esse chá que vc toma, como ele é? eh amargo? Estou querendo tomar algum chá... pensei em testar o chá branco, pois falam que o gosto é melhor do que o chá verde, mas tenho receio. Alguma dica?

    Grata
    Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, o hibisco é meio azedinho e com o gengibre desce um amarguinho, mais aparente quando está mais frio. gosto mais dele do que o verde que não consigo tomar mesmo.

      O branco eu não conheço

      Excluir
  8. Oiii

    Eu gostaria muito de beber chá assim, na realidade nunca gostei, por isso tomo em cápsulas o verde, as vezes tomo uma xícara de cidreira

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gê eu acho que é rotina. No começo tomava pouco, melhorei com o tempo
      beijos

      Excluir
  9. Também adoro chá, tem época que tenho mania de comprar chás de saquinhos diferentes. O meu preferido é chá verde com laranja da Dr. Oetker.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser gostoso Karina! Adorava um de Flores e Frutas.
      beijo

      Excluir
  10. Traço tudo que é chá, também ... Ainda não usei o de Oliveira ... Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O oliveira é bem neutro Ivana. Tem as mesmas propriedades do Hibisco beijim

      Excluir
  11. Tb aprendi com a RA a amar um chazinho para confortar o estômago; gosto muito do Hibiscus com casca de maça, os da série flores e frutas e tb aproveito cascas de laranja, limão e maça e amoooo demais quando coloco uma casquinha de canela.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Obrigada amiga por compartilhar tantas dicas super úteis!!
    beijos com carinho!
    Helena
    www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.