quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dez dicas para iniciar uma atividade física


Acabe com as desculpas e encare os exercícios como uma meta

São vários os estudos que atestam a importância do exercício físico regular e bem orientado para prevenção e tratamento de várias doenças e, é claro, na melhora da qualidade de vida. Então, como iniciar um programa de exercícios físicos? 

1. Faça uma avaliação médica, principalmente se você tem mais de 35 anos ou, mesmo sendo mais jovem, se tem algum antecedente pessoal ou familiar de doença cardíaca, diabetes e problemas ósseos e articulares. 

2. Providencie os exames solicitados pelo seu médico. Assim ele poderá identificar algum problema em fase inicial evitando seu agravamento. 

3. Escolha um exercício que lhe agrade. Não vai adiantar, por exemplo, ir para uma academia se você prefere atividades ao ar livre.

4. Use os equipamentos adequados para a modalidade escolhida. Ciclistas devem usar capacetes e luzes de advertência nas bicicletas; para caminhadas ou corrida, roupas leves e tênis com bom amortecimento de impacto; musculação, luvas para evitar bolhas e calos nas mãos e assim por diante. 

5. Programe suas sessões de exercícios para a maioria dos dias da semana e em horários com temperatura agradável. No mínimo 3 dias alternados. Se os exercícios forem intensos e diários, um dia na semana é para o descanso obrigatório. 

6. Ouça seu corpo. É esperado que após longo tempo parado você sinta algumas dores. Porém, se elas forem persistentes é sinal de que a carga ou execução dos exercícios está inadequada.

7. Se alimente cerca de 30 a 40 minutos antes e até uma hora após os treinos. Ao contrário do que muitos imaginam, se exercitar em jejum e não comer após a atividade acaba queimando massa muscular e não a gordura corporal.

8. Hidrate seu corpo. Devem ser consumidos entre 300 e 500mL de água até 30 minutos antes da atividade e mais 200mL a cada 30 minutos. Em exercícios que durem mais de uma hora e que causem grande produção de suor vale a pena usar uma bebida isotônica. Verifique seu peso antes e depois dos exercícios. Se ele diminuiu você vai precisar repor com líquidos.

9. Faça exercícios de alongamento e flexibilidade antes e principalmente após os treinos. Isso é importante para evitar encurtamentos musculares e problemas nas articulações. 

10. Se você é do tipo que não gosta de ficar sozinho, mesmo durante sua atividade física, convide um amigo ou parente para lhe acompanhar. Pode ser que vocês descubram mais um motivo para estarem juntos dividindo as alegrias de uma vida mais saudável e prazerosa. 

Dr. Jomar Souza é especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte SBME

Fonte: Minha Vida

Minha experiência: quando resolvi mudar de vida e me tornar corredora fui com muita sede ao pote. Fazia academia todos os dias, andava mais de uma hora na esteira e ainda dançava axé 3 vezes na semana. Resultado: dores e um joelho que quase me fizeram parar com tudo.

Eu acredito que a atividade física deva ser feita seis vezes por semana. Um dia de descanso. É uma maneira de vc incorporar um novo estilo de vida. E quando fazemos algo todo dia, fica mais difícil de quebrar a rotina. Não precisa ser musculação todo dia ou todo dia caminhada. Alterne, caminhe, vá para uma aula de ginástica, ande de bicicleta. Uma hora todo dia. Com o tempo vc começa a sentir falta, parece que o dia não está completo. Tem domingo (meu dia de descanso) que fico impaciente, parece que falta algo...

No mais, é vencer a preguiça inicial (porque ela não dura mais que 10 min depois) e as possíveis dores (dor não é obrigatória, mas dependendo do seu condicionamento pode aparecer). Não pare no primeiro obstáculo. Às vezes não sobra tempo, estamos cansadas, tá frio. Mas pense na atividade física como uma dose de remédio diário. É aquele remédio que te dá ânimo, alegria, prazer.

Consulte sempre um médico antes de começar uma atividade física, principalemente depois dos 40 anos. Eu fiz um check up geral, o pré-operatório de uma cirurgia que não saiu...


Vou deixar as respostas incorporadas nos seus comentários tá? 

13 comentários:

  1. linda coisa boa te ver por aí de volta! coleguinha de corrida hein? pois é, eu fui no orto e no cardio, o primeiro tratou a tendinite que tinha no tornozelo e me recomenodu que qualquer dor, retorne, já o segundo me deu um monte de exames, disse que tava liberada e me mandou voltar daqui um ano e meio para novos exames... to feliz! Bjuuuus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sammy querida! Obrigada viu? Vou lá ver o que vc tá aprontando rsrs beijão

      Excluir
  2. Amei a imagem que vc colocou no post. Eu também escolhi fazer exercícios 6x por semana. Hj eu senti um pouco de dor muscular , mas fui mesmo assim, peguei mais leve.
    Adorei as dicas! bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o importante é que seja sempre. Que bom vc estar animada Andréia!

      Excluir
  3. Preciso urgentemente melhorar meu alongamento, vou fazer aulas na academia, estou com a flexibilidade muito ruim. Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas Tays, preciso aumentar meu alongamento. Acho que vou começar a fazer alongamento no domingo! rsrs

      Excluir
  4. no treino antigo eu descansava duas vezes uma na quarta e outra no domingo... esse mes meu treino vai mudar assim como o treinador e vamos ver oque acontece....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fia, agora estamos f... treinar vai ser pouco rsrs

      Excluir
  5. Engraçado isso né, a gente fica sedentario, ate emagrece fazendo só dieta ou RA, não quer saber de se exercitar ou se mexer, e quando a gente começa a fazer academia, a gente quer ate no domingo, queremos virar rata de academia kkkkk, temos tanta disposição, coisa que antes não...eu comecei a fazer assim ia 6x na semana, quando não podia ir, fazia exercicio em casa, ate que me machuquei e fiquei 1 semana de molho, eu arrastava a perna em casa, era uma dor na virilha...ai comecei a ir com calma, vi que fiquei parada por 4 anos e não ia ser em um mes que ia melhor meu condicionamento fisico, melhorou bastante, mas dei uma diminuida no ritmo, não na vontade kkkkk

    beijocas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até perdemos as estribeiras né Gêovana? rsrs Ou vc muda 100% de vida para se manter magra ou... a gente já sabe o que acontece. Vambora para uma vida muito melhor!

      Excluir
  6. Uma avaliação médica antes de começarmos é primordial, né, amiga ? Parabéns pelo post. Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Veio bem de encontro com o momento que estou vivendo hoje...
    após 6 meses desanimada sem vontade de postar nada, voltei ao mundinho que me faz feliz... e este texto veio bem a calhar.
    Obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.